NOTÍCIAS
Concursos
Concurso Nacional Unificado: Estado do Rio terá 400 pontos de prova. Veja os cinco locais com mais candidatos
Foto: Reprodução

Unidade da federação fica atrás apenas de São Paulo em número de inscritos

De acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Rio de Janeiro registrou 274.160 inscritos no Concurso Nacional Unificado (CNU). O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que conta com 288 mil participantes. Ao todo, o certame registrou mais de 2,14 milhões de inscritos para uma oferta 6.640 vagas em 21 órgãos federais, com salários de até R$ 23 mil.

 

Serão, ao todo, 400 locais de prova no Estado do Rio, dentre escolas, universidades, institutos etc. Os cinco locais que receberão mais candidatos são: a Universidade Federal Fluminense (Campus Gragoatá), em Niterói; a Universidade de Nova Iguaçu, em Nova Iguaçu; a Universidade Estácio de Sá, em Nova Iguaçu; o Centro Universitário Augusto Motta, em Bonsucesso; e a Universidade Veiga de Almeida, no Maracanã.

 

Veja também 

 

Concurso Nacional Unificado: veja a relação candidato/vaga para cada bloco temático

 

Concurso Sefaz: Prova objetiva para auditor de finanças será reaplicada em setembro

OSOITO EDITAIS PREVEEM VAGAS PARA ATUAÇÃO NO ESTADO DO RIO NOS SEGUINTES ÓRGÃOS

 

Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI)


Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI)


Ministério da Saúde


Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)


Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)


Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)


AS OPORTUNIDADES NO RIO INCLUEM AS CARREIRAS DE:  

 

Médico


Psicólogo


Arquivista


Bibliotecário


Contador


Antropólogo


Assistente social


Economista


Engenheiro especialista em ciência e tecnologia


Analista em reforma agrária


NO RIO, O CONCURSO NACIONAL UNIFICADO TERÁ PROVAS APLICADAS EM 11 CIDADES 

 

Rio de Janeiro


Cabo Frio


Campos dos Goytacazes


Belford Roxo


Duque de Caxias


Niterói


Nova Iguaçu


São Gonçalo


São João de Meriti


Volta Redonda


Petrópolis


A DISTRIBUIÇÃO DE CANDIDATOS POR ESTADO É A SEGUINTE:

 

São Paulo: 288.123


Rio de Janeiro: 274.160


Distrito Federal: 261.591


Minas Gerais: 212.959


Bahia: 200.782


Pará: 154.195


Pernambuco: 128.268


Maranhão: 98.594


Rio Grande do Sul: 96.592


Paraná: 92.679


Ceará: 88.765


Goiás: 80.473


Amazonas: 75.904


Mato Grosso: 66.041


Piauí: 63.843


Paraíba: 52.702


Rio Grande do Norte: 52.072


Santa Catarina: 48.406


Rondônia: 46.040


Sergipe: 43.661


Mato Grosso do Sul: 43.325


Espírito Santo: 40.973


Alagoas: 39.495


Amapá: 31.705


Tocantins: 29.991


Roraima: 22.947


Acre: 22.861

 

DIVISÃO EM BLOCOS


O novo modelo de seleção adotado pelo Concurso Nacional Unificado permite que os participantes concorram a mais de um cargo dentro de uma área escolhida. As vagas foram divididas em oito blocos, sendo sete destinados a cargos de nível superior e um para nível médio.

 

Cada um desses blocos terá cinco eixos temáticos. Cada órgão definiu pesos diferentes para cada eixo temático. Ou seja, mesmo com as vagas agrupadas em um mesmo bloco, os conteúdos cobrados terão pesos diferentes, dependendo do cargo selecionado.Victor Dalton, fundador e diretor do Direção Concursos, dá um conselho para quem está determinado a participar do processo seletivo:

 

— Como o conteúdo programático é radicalmente diferente do que vimos nos concursos na última década, o ideal é ter uma rotina de estudos de modo a passar por todas as matérias ao longo de uma semana. Desta forma, o candidato sempre estará em contato com todo o conteúdo do concurso. Assim, ele diminui as chances de esquecer a matéria à medida que avança nos estudos.

 

ANÁLISE DE TÍTULOS


Além da prova, diversos cargos preveem uma fase de análise de títulos. Essa etapa será classificatória somente. Por isso, é importante que os candidatos tenham todos os documentos que comprovem suas titulações.

 

Victor Tanaka, especialista em Concursos Públicos do Estratégia Concursos, detalha que a preparação deve ser muito focada no estudo de modelo de prova aplicado pela banca. Uma outra dica é trabalhar muito a atenção nas matérias que são inéditas, conteúdos que o aluno nunca viu e que têm um peso maior, diz:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Victor Tanaka, especialista em Concursos Públicos do Estratégia Concursos, detalha que a preparação deve ser muito focada no estudo de modelo de prova aplicado pela banca. Uma outra dica é trabalhar muito a atenção nas matérias que são inéditas, conteúdos que o aluno nunca viu e que têm um peso maior, diz:

 

Fonte: Extra

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.