NOTÍCIAS
Geral
Damares Alves, senadora do DF, diz tratar paralisia facial causada por herpes-zoster
Foto: DIVULGAÇÃO

A ex-ministra e senadora eleita pelo Distrito Federal Damares Alves (Republicanos) afirmou, nesta terça-feira (7), estar tratando uma paralisia facial causada pela doença herpes-zóster. Segundo a senadora, o diagnóstico aconteceu há três semanas.

 

“Minha infecção ocorreu no ouvido, caso raro, e causou uma paralisia facial. Fiquei internada alguns dias. Faço tratamento para amenizar a situação”, disse Damares em seu perfil oficial no Twitter.

 

Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da Herpes-Zóster – popularmente conhecida como "cobreiro", é o mesmo que causa também a Catapora. "Esse vírus permanece em latência durante toda a vida da pessoa. A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras", diz a pasta.

 

Veja também 

 

Receita já monitorava viagens de ministro antes de apreensão de joias

 

Eduardo Bolsonaro atuou como lobista de ditador saudita que deu joias a Michelle


Também no Twitter, Damares disse que está "bem e trabalhando", mas afirmou que se sente constrangida por precisar expor seu quadro de saúde. "Nem preciso explicar o quanto é constrangedor para uma mulher passar por isso, por isso fico triste com a falta de empatia", declarou a senadora.


O QUE É HERPES - ZÓSTER


Os principais sintomas da herpes-zóster incluem bolhas, coceiras, ardência e feridas na pele, além de muita dor. Sem vacina na rede pública, uma imunização completa na rede privada custa em torno de R$ 1,6 mil.

 

A recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é que tomem a vacina pessoas com mais de 50 anos e adultos, com 18 anos ou mais, que estão em tratamento de câncer, têm HIV, lúpus, esclerose múltipla ou que farão transplantes de medula óssea.Nesta terça-feira, Damares recomendou a imunização por meio de publicação no Twitter.


Segundo o infectologista José David Urbaez Brito, do Exame Medicina Diagnóstica, a vacina contra varicela, aplicada na infância, não evita que o vírus se desenvolva, mas reduz as chances de a criança ter a forma grave da doença.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"As pessoas adultas podem não ter tido varicela e ter contato com esse vírus na idade adulta e, mesmo aqueles que tiveram catapora na infância, é um vírus que não desaparece de nós. Ele fica guardado nos gânglios neurológicos, estrutura nervosa que fica do lado da medula espinhal", diz o médico.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.