NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Defesa Civil do Amazonas instala nova estação de monitoramento de nível dos rios em Tonantins
Foto: Divulgação

Em 2023, já foram instaladas réguas linimétricas em cinco municípios do interior do estado

O município de Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) recebeu a instalação de uma estação fluviométrica, que é capaz de medir e monitorar o nível dos rios. A medição é realizada a partir do conjunto de réguas linimétricas instaladas. Essas réguas apontam a altura do nível d'água, que serão analisados e comparados com os dados coletados nos períodos de cheia e seca.

 

A instalação das réguas está sendo realizada pelo Governo do Amazonas, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil do Estado, Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) e a Defesa Civil do município de Tonantins.

 

Com a instalação das réguas linimétricas em Tonantins, sobe para cinco, o número de novas estações instaladas pelo Governo do Amazonas, somente neste segundo semestre de 2023, garantindo assim, o monitoramento, de forma inédita, em diferentes pontos da Calha do Juruá, Médio Amazonas, Baixo Solimões e Alto Solimões. A previsão é de que, ainda este ano, os municípios de Jutaí e Uarini serão beneficiados com novas estações de monitoramento.

 

Veja também 

 

IMAGEM FORTE! Facção criminosa executa mulher a tiros e deixa bilhete ao lado do corpo no 'Areal' do município de Parintins, Interior do Amazonas

 

Criminosos são presos por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e adolescentes são apreendidos por furto qualificado no município de Carauari, interior do Amazonas



A instalação das réguas está sendo realizada pelo

Governo do Amazonas,por meio de uma parceria

entre a Defesa Civil do Estado

 

O chefe do Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil do Amazonas (Cemoa), tenente Charlis Barroso, destacou a importância da instalação das réguas linimétricas. “Ao utilizar essas novas estações de monitoramento, não só a Defesa Civil do Amazonas, como também as demais agências, podem avaliar o comportamento dos rios, identificando possíveis riscos de enchentes ou estiagem com antecedência”, disse o chefe do Cemoa.

 

A previsão é de que, ainda este ano, os municípios de

Jutaí e Uarini serão beneficiados com novas estações

de monitoramento (Foto: Divulgação)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Essas informações são essenciais para a elaboração de planos de contingência, alertas à população e tomadas de decisão em situações de emergência”, enfatizou.
 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.