Você sabia que dia 20 de abril é a comemoração nacional do dia do vinil? Sim! É uma importante ocasião para refletir sobre a importância da música para a cultura e entretenimento das pessoas.
A primeira celebração deste dia ocorreu em 1978, no Rio de Janeiro, tendo sido criado em homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu nessa data em 1968.
O primeiro disco de vinil surgiu em 1948, tendo como objetivo substituir o de goma-laca de 78 rotações e fez grande sucesso na primeira metade do século XX. Ao contrário do seu antecedente, era leve, resistente a quedas, de fácil manuseio e com tecnologia mais avançada para a reprodução musical.
Veja também

Por que o dia do Exército Brasileiro é comemorado em 19 de abril?
Baixinho gastou 173 mil dólares para crescer 13 cm e arrumar parceira: 'Valeu a pena'
Na música eletrônica, artistas visionários entre os anos 70 e 80 introduziram o vinil em suas obras, tornando os bolachões relíquias para nossa cultura.
Exemplo para nossa história começa por Kraftwerk, que plantou a semente do som robótico em seu primeiro disco, em 1970, e ganhou fama mundial que permanece intacta até hoje. Giorgio Moroder, por sua vez, em 1977 (ainda na era da discoteca) colocou a voz da diva Donna Summer sobre um fundo instrumental criado basicamente por sintetizadores Moog. E como se diz por aí, o resto é história.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
Seria impossível listar todos os artistas que deram sua contribuição ao desenvolvimento da música eletrônica até os dias de hoje, como Pink Floyd, Pet Shop Boys, Depeche Mode, Erasure, Technotronic e muitos outros. Na abaixo compilamos os 5 álbuns que foram um marco na história da música eletrônica, se tornando clássicos modernos.
Fonte: Online News