Recém desenvolvido, o robô é capaz decolar saltando, o que aumenta significativamente sua eficiência em relação aos drones comuns
Cientistas desenvolveram um robô inspirado nas aves que pode caminhar, saltar e até voar. Tudo isso de forma autônoma e sem depender de pistas de decolagem. A novidade pode revolucionar o setor de drones.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo trabalho, o equipamento pode ser utilizado especialmente em terrenos mais difíceis para socorro em desastres, como áreas de difícil acesso ou regiões remotas e com obstáculos.
Chamado de RAVEN (Veículo Robótico Inspirado em Aves para Múltiplos Ambientes, em tradução do inglês), o pássaro-robô foi criado para imitar os movimentos de aves, mais especificamente as pernas e os movimentos de decolagem dos pássaros, como corvos e gralhas, que são conhecidos por alternar entre andar e voar com facilidade.
Veja também
Comissão aprova regras para uso da inteligência artificial no Brasil
Fóssil de filhote de dente-de-sabre achado no permafrost encanta cientistas
Esse design inovador permite que o dispositivo decole saltando, o que aumenta significativamente sua eficiência em relação a outros drones que não possuem essa capacidade. Ao usar o salto para impulsionar sua decolagem, ele economiza energia e atinge uma velocidade inicial de voo mais alta, o que facilita sua ação em áreas mais complexas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Por causa dessa sua versatilidade, o robô pode ser útil em missões de resgate, inspeção em áreas de difícil acesso e monitoramento de regiões com terrenos irregulares, onde drones tradicionais não têm a mesma eficiência. As capacidades do RAVEN foram descritas em estudo publicado na revista Nature.
Fonte: Olhar Digital