NOTÍCIAS
Interior em Destaque
Em Manicoré, Idam e Afeam viabilizam R$ 699,3 mil para a pesca artesanal
Foto: Idam/Divulgação

O recurso foi destinado para a compra de implementos e apetrechos de pesca e custeio da atividade

A pesca artesanal de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) recebeu R$ 699,3 mil este ano em crédito rural do Governo do Amazonas. O valor foi viabilizado por meio de 40 projetos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

 

O recurso foi destinado à compra de implementos e apetrechos de pesca, tais como embarcações, motores, freezers, entre outros, e, também, ao custeio da atividade rural. Os trabalhadores beneficiados com o recurso fazem parte da Colônia de Pescadores de Manicoré Z-20 e do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Manicoré-Amazonas (Sindpesca).

 

“A atividade pesqueira é muito importante em Manicoré, pois gera ocupação econômica e renda às famílias não somente dos pescadores, mas de todos que atuam na cadeia produtiva, que envolve a captura, o transporte, armazenamento e a venda pescado, além da fabricação de subprodutos”, informou a gerente da Unloc Idam/Manicoré, Mariza Lisley.

 

Veja também

 

Pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas identifica cerca de 200 espécies de algas no Rio Uiacurapá, em Parintins

 

Famílias de 33 municípios do Amazonas podem ficar sem sinal de TV

 

 

A gerente destaca que Idam é responsável por realizar o trabalho de seleção e credenciamento dos pescadores, além de elaborar o projeto de crédito para financiamento da Afeam.

 

“A equipe da Unloc elabora o projeto e envia os dados para Afeam, que faz a checagem das informações e a análise de crédito. Ao longo de 2024, elaboramos 40 projetos, sendo que 36 pescadores foram beneficiados, um número expressivo e que garantiu investimentos importantes para o crescimento da atividade pesqueira no município”, ressaltou.

 

Fotos: Idam/Divulgação

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A gerente revela, ainda, que a meta para o próximo ano é dobrar o valor de recursos financiados. “Iniciaremos a prospecção dos pescadores e a elaboração dos projetos mais cedo, já na segunda quinzena de fevereiro, o que vai nos garantir mais recursos para a atividade pesqueira”, concluiu.

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.