Os deputados querem esclarecimentos sobre o episódio envolvendo o agronegócio e questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O ministro da Educação, Camilo Santana, foi convidado pela Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, para prestar esclarecimentos sobre o episódio envolvendo o agronegócio em questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O requerimento de convite (REQ 152/2023) foi aprovado nesta quarta-feira (8/11).
Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), o conteúdo das questões estaria promovendo uma percepção negativa do setor agropecuário.
A FPA emitiu nota, nessa segunda-feira (6/11), pedindo a anulação das questões, as quais consideram não ter critérios científicos adequados. Caso Camilo não compareça ao encontro, ele será convocado.
Veja também

Candidatos podem solicitar reaplicação da primeira prova do Enem 2023
Gabarito oficial do Enem 2023 será divulgado até o dia 24 de novembro
A principal queixa dos membros da FPA trata das referências bibliográficas utilizadas nas questões, que têm como tópicos a Amazônia e o Cerrado. Onze parlamentares da Frente consideraram a abordagem das questões ideológica, com “discriminação do setor agropecuário”, e mencionaram suposta “politização da prova”.
Alguns parlamentares se manifestaram sobre o caso. O presidente da Comissão de Agricultura, deputado Tião Medeiros (PP-PR), afirmou que as referidas questões prestam um desserviço à imagem construída pelo agronegócio. “Enquanto nós batalhamos diariamente para construir uma imagem positiva do agronegócio, como pilar da economia brasileira, formador de mão de obra, gerador de riqueza, renda e desenvolvimento, vem o Enem e comete um grave desserviço”, criticou.
Uma das principais críticas foi da deputada Coronel Fernanda (PL-MT). Para ela, o Enem deve priorizar a imparcialidade e objetividade, e afirmou que as duas referidas questões desinformam a população sobre o setor agropecuário.
MAIS REQUERIMENTOS
Além do convite ao ministro da Educação, a comissão aprovou o requerimento (REQ 149/2023) para a ministra do Meio Ambiente (MMA), Marina Silva. Ela foi chamada para esclarecer sobre as medidas tomadas pela pasta acerca do setor agropecuário brasileiro.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
O deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) destacou que esse é um encontro importante, tendo em vista uma “clara perseguição ao agronegócio brasileiro e aos produtores rurais”.
Fonte: Metrópoles