NOTÍCIAS
Curiosidade
Entenda como o pirarucu respira fora d'água mesmo sem pulmões
Foto: Reprodução

Piramboia é a única espécie pulmonada do Brasil, já pirarucu, tuvira e bagre africano possuem modificação em órgão que dá a eles a capacidade de ficar na superfície.

Na manhã de ontem (26), o Terra da Gente publicou uma matéria sobre o único peixe com pulmão que existe no Brasil, a piramboia (Lepidosiren paradoxa). A história repercutiu nas redes sociais e causou vários questionamentos entre os nossos leitores sobre a forma como o pirarucu (Arapaima gigas), a tuvira (Gymnotus carapo), o bagre-africano (Clarias gariepinus) e tantas outras espécies, respiram.

 

A diferença está no órgão que auxilia esses peixes a se manterem vivos em períodos de seca. Muitos perguntaram se o pirarucu, um dos maiores peixes de água doce do planeta, tem pulmão. Nativo da Amazônia, a espécie desenvolveu um sistema respiratório duplo que permite sobreviver 

 

No entanto, ao contrário da piramboia que respira a maior parte do tempo por pulmões, o pirarucu continua respirando por brânquias, como é comum dos peixes, porém tem uma bexiga natatória (ou vesícula gasosa) modificada que funciona como “pulmão” quando ele sai da água, mas que não é um pulmão de fato.

 

Veja também 

 

Idiomas podem interferir na percepção de tempo e espaço. Saiba como


5 Teorias da conspiração bizarras sobre o titanic

Pirarucu possui bexiga natatória que permite respirar ar atmosférico em períodos de seca — Foto: Exploradores de Bogotá/iNaturalist

 

"Além do pirarucu, temos outros exemplos como a tuvira e o bagre africano, que não podem ser classificados como peixes pulmonados. Eles possuem respiração aérea acessória que permite que respirem ar atmosférico, mas não são pulmões verdadeiros", explica o professor Domingos Garrone, coordenador do Laboratório de Ictiologia e Conservação de Peixes Neotropicais.

 

Segundo ele, pulmonados são somente os peixes sarcopterígeos, aqueles com nadadeiras lobadas, grupo o qual a piramboia faz parte. "Já o pirarucu e tantos outros que são confundidos são actinopterígeos, ou seja, possuem nadadeira raiada, o que demonstra uma distância gigante em termo de evolução".

 

Se pensarmos em evolução, devemos observar que os pulmões são muito mais primitivos nos peixes do que a bexiga natatória, que veio a ser desenvolvida justamente pelas necessidades.


— Domingos Garrone, especialista em peixes.

 

Bagre-africano foi introduzido no Brasil em meado da década de 1980 — Foto: Pedram Türko?lu/iNaturalist

Foto: Reprodução

 

Ainda de acordo com o pesquisador, o que a piramboia tem é uma expansão do trato digestivo com várias paredes extremamente vascularizadas que fazem com que o sangue circule e capture oxigênio da atmosfera. A espécie não possui bexiga natatória como o pirarucu, por exemplo.


“Por outro lado, a bexiga natatória consiste em paredes flexíveis que se expandem ou contraem de acordo com a pressão e que possuem poucos vasos sanguíneos”, pontua o especialista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Como explicamos anteriormente, a piramboia pode ficar por cerca de 6 meses longe da água, enquanto o pirarucu precisa intercalar de 15 a 30 minutos a sua subida à superfície para respirar oxigênio para não se afogar e morrer. Isso se dá por conta de seu corpo grande, o que torna as brânquias insuficientes para oxigenar o corpo. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.