NOTÍCIAS
Política no Amazonas
ESCOLA DA FLORESTA: 'Vai ajudar no futuro dos nossos filhos', afirma moradora RDS Uatumã
Foto: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

O projeto integra o Programa Educa+Amazonas, lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, e busca ampliar o olhar sobre a Educação Ambiental

 O investimento do Governo do Amazonas com a construção da primeira unidade da Escola da Floresta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus), se traduz em compromisso com o legado da educação na vida das famílias da região. A escola foi inaugurada pelo governador Wilson Lima, na última terça-feira (16/07).

 

Para os pais e familiares dos jovens da comunidade Bom Jesus do Angelim, onde fica a unidade escolar, a estrutura da Escola Estadual da Floresta (EEF) José Loureiro da Silva vai assegurar a formação acadêmica das futuras gerações da localidade.

 

"Eu vejo que vai ser bom para cada um de nós, para os nossos filhos e netos que estão vindo e para as outras gerações que estão chegando", afirmou a dona de casa, Lindalva de Souza.

 

Veja também

 

Presidente sanciona lei que amplia prazos para pais e mães acadêmicos

 

Mais de 5 mil alunos participam da abertura da 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas

 

Dona de casa Lindava de Souza

 

Uma das moradoras mais antigas da comunidade, a autônoma Claudemes Loureiro, afirmou que a escola é um sonho concretizado na vida de muitos jovens.

 

Trabalhadora autônoma, Claudemes Loureiro

 

"É um sonho de todo adolescente, de todo jovem daqui da nossa comunidade, da nossa região e das comunidades vizinhas da RDS. É um sonho que o nosso governador Wilson Lima está realizando para esses jovens e que é muito importante para as futuras gerações daqui da nossa região".

 

A unidade tem capacidade de atendimento de 200 alunos. O projeto prioritário Escola da Floresta integra o Programa “Educa+Amazonas”, lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, e busca ampliar, na rede estadual, o olhar sobre a Educação Ambiental a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental, com o desenvolvimento de tecnologias apropriadas.

 

Governador Wilson Lima na inauguração da Escola da Floresta

 

Esse modelo tem o objetivo de transformar unidades de ensino em espaços de gestão democrática e de respeito à diversidade sociocultural, a partir de modelos de sustentabilidade socioambiental.

 

Secretária de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça

 

"Para a Secretaria de Educação do Estado e o Governo do Estado é motivo de muita alegria a realização dessa obra, que faz parte do programa Educa +Amazonas. E sabemos que virão outras trazendo todo esse conceito de preservação e sustentabilidade", destacou a secretária de estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça.

 

 ESTRUTURA

 

 

O modelo foi projetado para ter baixo impacto ambiental, contando com Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), painéis de captação de energia solar, sistema de captação e águas pluviais, uso de madeira de manejo florestal sustentável, sistema de ventilação natural, ampla acessibilidade, estilo modular e de fácil manutenção.

 

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello/Secom

 

A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) entregou 234 móveis escolares confeccionados por quatro empresas moveleiras credenciadas no Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove) das Escolas Estaduais da Floresta.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Além de oferecer matriz curricular e pedagógica de tempo integral específica, atendendo especificidades da Educação Escolar do Campo e a transversalidade da Educação Ambiental, a unidade também oferta Educação de Jovens e Adultos (EJA), no turno noturno.

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.