O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou, nessa segunda-feira (24/9), o estudo sobre o horário de verão apresentado ao governo federal. Segundo o órgão, o governo Lula (PT) pode economizar cerca de R$ 1,8 bilhão caso a medida seja implementada ainda em 2024.
A volta do horário de verão precisa ser avaliada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que baterá o martelo sobre a questão. Ele foi extinto pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) em abril de 2019. Ao Metrópoles, fontes indicaram ser “muito provável” a implementação da medida, que adianta uma hora no relógio em algumas partes do Brasil.
Como mostrado pelo ONS, a economia ocorreria porque o governo acionaria menos as usinas termelétricas, consideradas mais caras, em horários de grande consumo de energia.
Veja também

País precisa de 3 mil técnicos por ano para expandir hidrogênio verde
“A estimativa dos impactos econômicos no SIN [Sistema Interligado Nacional] devido à aplicação do horário de verão, resulta em redução de custo de combustível termelétrico, para o horizonte de outubro/2024 a fevereiro/2025, de R$ 356 milhões no pior cenário hidrológico e R$ 244 milhões no melhor cenário hidrológico”, observou o operador.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Contudo, o ONS frisa que a implementação do horário de verão não trará economia de energia. Caso a medida volte a vigorar, as usinas eólicas e solares serão responsáveis por distensionar o SIN de transmissão de energia no momento em que as famílias retornam às casas.
Fonte: Uol