NOTÍCIAS
Política
Ex-ministros da Defesa apoiam 'estratégia' de Múcio junto às Forças Armadas em reunião com Jaques Wagner
Foto: Reprodução

Alvo de críticas dos próprios integrantes do governo Lula pela estratégia de "apaziguamento", o ministro da Defesa José Múcio Monteiro foi defendido por ex-ocupantes da pasta que se reuniram de forma virtual na manhã desta quarta-feira (11/01) com o senador Jaques Wagner (PT-BA), que já ocupou o cargo em 2015 no governo Dilma Rousseff (PT).

 

Participaram da reunião os ex-ministros Nelson Jobim - que teria indicado Múcio para o cargo -, Aldo Rebelo, Raul Jungmann e Fernando Azevedo.


Dividindo a liderança do governo no Senado com Randolfe Rodrigues (Rede-AP), Wagner ouviu dos ex-ministros que a estratégia de Múcio está correta e rejeitaram "enquadrar militares", segundo reportagem de Igor Gielow na Folha de S.Paulo.

 

Veja também 

 

Câmara aprova reajuste de 18% para salários de ministros do STF, dividido em três anos

 

Câmara aprova aumento de salário de presidente, ministros e parlamentares a R$ 46,3 mil

Em entrevista ao Fórum Café na manhã desta sexta-feira (11/01), o secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, subordinado ao ministro da Justiça, Flávio Dino, criticou a estratégia de "apaziguamento" do ministro da Defesa.

 


Para Damous não há espaço para negociação com os militares, que devem seguir as ordens judiciais e obedecer ao comandante supremo das Forças Armadas, que é o presidente Lula (PT).

 

"Chegou a hora de ter uma conversa séria com militares, não aceitar mais essa coisa de tutela, de sempre ter que negociar. Eles têm que obedecer ordens: o comandante supremo das Forças Armadas é o Presidente da República.

 

Não dá mais para ficar contemporizando, negociando. Se o juiz manda prender, tem que obedecer. Bandido que comete crime tem que ir para a cadeia. Os militares não podem ficar passando pano nisso, como estavam passando", afirmou.


Em seguida, o secretário criticou a estratégia de Múcio que, desde que foi indicado para ministro, tem apostado em uma relação de submissão ao comando das Forças Armadas.

 

"De fato, mostra que a estratégia do ministro Múcio não está dando resultado. E domingo mostrou isso. Essa política de "apaziguamenteo", entre aspas, nós vimos no que isso já deu em outras eras, em outros tempos históricos. E agora é hora de fazer cumprir a lei e a Constituição", disse.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Nesta terça-feira (10/01), o deputado federal André Janones (Avante-MG) chegou a anunciar que Múcio pediria para ser exonerado nas próximas horas. No entanto, o ministro teria resistido às pressões e decidido que só deixa o cargo se for exonerado por Lula.

 

Fonte: Revista Fórum

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.