NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
Festival de Cirandas 2024: Intercâmbio cultural e inovação são apostas das cirandas de Manacapuru
Foto: David Martins/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Experiência e paixão pela cultura, são elementos que movem as cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura

Nos galpões das cirandas, a troca de experiências entre artistas se traduz em criatividade e inovação. O 26º Festival de Cirandas de Manacapuru, que será realizado de sexta-feira a domingo (30 e 31/08 e 1º/09), une a expertise do elenco formado nos bastidores à ginga dos cirandeiros, tendo como palco a arena do Parque do Ingá, em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), o “Cirandódromo” da Princesinha do Solimões. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival resgata a identidade cultural e folclórica do município.

 

São mais de 300 profissionais envolvidos na produção artística das cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura. Profissionais da indústria criativa atuantes na criação e construção dos módulos alegóricos, nos ateliês de figurinos e adereços, sendo a grande parte de Manacapuru e outros vindos de Manaus, Parintins, Juruti e municípios vizinhos.

 

No galpão da Tradicional, Algles Ferreira coordena a equipe de profissionais de alegorias. Há cinco anos, o parintinense faz temporada em Manacapuru e, nesta edição, ele traz um propósito muito maior, que se resume à conquista do tricampeonato. “A gente tem tido uma preocupação de fazer uma apresentação não redonda, mas algo que traga o resultado, que os jurados entendam o que a gente vem falando, as defesas que a ciranda vem abordando, e tudo isso tem dado certo.

 

Veja também 

 

Ciranda de Manacapuru: Menores de 5 anos não poderão assistir às apresentações

 

Filme amazonense que estreou no Teatro Amazonas concorre ao 'Oscar' do cinema de natureza

Lógico, com cuidado, uma boa apresentação, os efeitos, os segredos de cada alegoria, de cada momento, o que vai aparecer, que o item venha tranquilamente para fazer uma apresentação bacana”, revela Algles.

 

 

Em busca do título, a Flor Matizada, representada pelo diretor cultural, Gaspar Fernandes, aposta na inovação sem perder a essência da cultura da ciranda. Desafio praticado por ele há mais de 30 anos integrando a comissão de artistas da agremiação. “A Flor Matizada vem com uma nova apresentação ousada, ousadíssima. E mudando nossos paradigmas, trazendo uma apresentação surpreendente, cheia do elemento lúdico, que é a essência da ciranda. Mas que vai causar muito encantamento a quem estiver presente no Parque do Ingá e quem assistir pela televisão também”, cita Gaspar.

 

Fotos:  David Martins/Secretaria de Estado de

Cultura e Economia Criativa

 

Inovação no elenco e na arena. É a proposta do diretor da comissão de artes da Guerreiros Mura, Leon Medeiros, que participa profissionalmente do festival pela primeira vez. Com passagens pelo Festival Folclórico do Amazonas e pelo Carnaval de Manaus, Leon anuncia surpresas no Cirandódromo. “A Ciranda Guerreiros Mura vem preparando um espetáculo magnífico, grandioso, são mais de nove módulos alegóricos. A gente vem trabalhando muito dentro do galpão e, como novidade, a gente vai usar muita tecnologia, muitos efeitos especiais, muita pirotecnia e eu tenho certeza que vai encantar o nosso público”, finaliza o artista.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Nas três noites de festival, as apresentações no Parque do Ingá vão iniciar às 21h30, na seguinte ordem: na sexta-feira (30/08), a ciranda Tradicional apresenta o tema “Marangatu: Uma Odisseia Amazônica”; no sábado (31/08), a ciranda Flor Matizada defende o tema, “O Alvorecer Matizado: Um Voo pela Vida” e, no domingo (1º/09), a ciranda Guerreiros Mura leva para a arena o espetáculo, “Sob o Véu de Iacy”. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.