NOTÍCIAS
Mulher
Fiocruz Brasília lança projeto de autocoleta para detectar HPV em catadoras
Foto: Reprodução

Um novo projeto da Fiocruz, em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB), permitirá que mulheres catadoras de material reciclado coletem amostras de células do colo uterino sozinhas para verificar a presença do papilomavírus humano (HPV).


O vírus é o mais comum entre os causadores de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e pode provocar desde uma simples verruga e até o câncer de colo de útero – terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil.

 

A ideia do projeto é trazer mais conforto às mulheres, já que o tradicional exame de Papanicolau pode provocar constrangimento. O autoteste é sensível e preciso, não exige entrega imediata após a coleta, e possibilita que pacientes que moram longe de unidades de saúde façam o exame.

 

Veja também 

 

Depilar a região íntima pode aumentar o risco de infecção durante o parto

 

Mais de 74% das mulheres já sofreram assédio ou preconceito na vida profissional, diz pesquisa


As participantes, que já fazem parte de outras iniciativas de saúde da Universidade de Brasília (UnB), receberão um kit de autocoleta para que possam coletar o material diretamente da vagina.

 

Elas serão responsáveis por levar a amostra ao laboratório, que é o primeiro centro de pesquisa clínica e molecular da Fiocruz Brasília.
O material será armazenado para pesquisas e encaminhado para colposcopia, exame que identifica a presença de câncer cervical.

 

Em caso positivo, a mulher será notificada para o tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS) do DF.

 

O estudo quer avaliar a efetividade de novas estratégias de rastreio e triagem cervical baseadas em HPV utilizando amostras autocoletadas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Após o projeto piloto, os pesquisadores pretendem atender até 20 mil mulheres do DF e de Manaus, local onde há parceiros de pesquisa.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.