Neste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME), consolidou a cidade como um polo esportivo de destaque, promovendo desde o alto rendimento até a inclusão social por meio de diversas iniciativas.
Sob a gestão do prefeito David Almeida, a cidade alcançou marcos significativos, como a conquista do título inédito de "Cidade Sul-Americana do Desporto", e avançou em programas que beneficiaram atletas, crianças, idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs), oferecendo mais saúde e bem-estar para a população.
"Desde que assumimos a gestão da Fundação Manaus Esporte, por determinação do prefeito David, buscamos fomentar o esporte e a prática esportiva para que a população tivesse acesso a espaços que proporcionam a prática de atividade física, trazendo assim o bem-estar social, bem como qualidade de vida, e assim foi feito, com muita eficiência e qualidade.
Veja também
Amazonas levou a maior comitiva da história do estado para as Olimpíadas de Paris 2024
Os projetos foram implementados e estão em constante avaliação para melhorias, sempre com a visão de atender aos anseios da população e dos atletas. O trabalho da FME, alinhado às orientações do prefeito, tem se destacado como um exemplo de boa gestão e resultados", afirmou o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.
CIDADE SUL-AMERICANA DO DESPORTO
Neste ano, Manaus alcançou o título inédito de "Cidade Sul-Americana do Desporto", concedido pela Aces Europe. A cidade tornou-se a primeira do Norte do Brasil a receber essa honraria, reconhecendo seu compromisso com o esporte e sua promoção em diversos níveis. Em fevereiro, representantes do Comitê Europeu estiveram na cidade para entregar a bandeira e conhecer pontos importantes da cidade, além de prestigiar um evento esportivo na comunidade Nossa Senhora do Livramento, que contou com a participação de mais de 20 etnias indígenas.
A nomeação de Aurilex Moreira, como representante da Aces Europe na região Norte, reforçou ainda mais a posição de Manaus como referência no incentivo à educação, inclusão social e desenvolvimento humano por meio do esporte.
PROGRAMAS DE SUPORTE AO ESPORTE E INCLUSÃO
O programa “Manaus Olímpica” se destacou ao fornecer passagens aéreas e suporte financeiro a mais de 370 atletas de alto rendimento. Com destaque notável para a nadadora Angelynne Victória, que conquistou sua primeira medalha internacional pela Seleção Brasileira, o programa tem sido essencial para o desenvolvimento de talentos locais em diversas modalidades esportivas.
Já o programa “Manaus Esportiva” continuou a crescer, oferecendo aulas gratuitas de esportes para crianças, jovens, idosos e PcDs em 18 núcleos espalhados pela cidade. Com a entrega de novos materiais e kits esportivos, a FME garantiu que as atividades fossem mantidas com qualidade ao longo do ano, promovendo a inclusão e a saúde da população.
ESPORTE NA COMUNIDADE E INCLUSÃO
O programa "Esporte na Comunidade", que beneficiou mais de 38 mil crianças e jovens, distribuiu kits esportivos e levou atividades para mais de 300 projetos sociais em Manaus. A FME também deu continuidade ao "Viva as Diferenças", programa que atendeu mais de 300 PcDs, proporcionando modalidades inclusivas e ampliando a participação dessa população nas atividades esportivas.
EVENTOS E CONQUISTAS DE GRANDE ESCALA
Fotos:Divulgação/FME
Ainda neste ano, Manaus se destacou também pela realização de grandes eventos esportivos. A Maratona Internacional de Manaus, realizada em julho, foi consolidada como a maior corrida de rua do Norte do Brasil, reunindo cerca de 4 mil atletas e promovendo, além do esporte, a conscientização ambiental com o tema da preservação da floresta amazônica.
TERCEIRA IDADE
A FME também focou no público da terceira idade, com iniciativas como as Olimpíadas da Terceira Idade e o tradicional Baile Rosas de Maio. Neste ano, mais de 1.600 atletas da terceira idade participaram de competições e eventos recreativos, promovendo a integração social e a qualidade de vida dos idosos.
METAS PARA 2025
A Fundação Manaus Esporte já planeja novos avanços para 2025. Entre as metas, está a expansão do programa “Manaus Esportiva”, a manutenção dos espaços esportivos e o lançamento do projeto Academia ao Ar Livre, que utilizará materiais inovadores em aço inoxidável para proporcionar ainda mais opções de atividades físicas ao público.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
"Em suma, 2024 foi um ano de grande transformação para o esporte em Manaus, com avanços significativos, resultados expressivos e um compromisso contínuo com a inclusão, o bem-estar e o desenvolvimento de todos os cidadãos", concluiu Aurilex.