NOTÍCIAS
Arte e Fama
Governo convida Xuxa para ser embaixadora da campanha de vacinação
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (3/2) que convidou a cantora e apresentadora Xuxa Meneghel para ser a nova embaixadora da campanha de vacinação no país, que começa em 27 de fevereiro.


O convite foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. O anúncio foi feito nas redes sociais da pasta. “Zé Gotinha ganhou a rainha dos baixinhos como aliada!”, escreveu o perfil do ministério.


Nesta sexta, a primeira-dama Rosângela Silva, conhecida como Janja, Xuxa e as ministras Nísia Trindade (Saúde), Cida Gonçalves (Mulheres) e Daniela Carneiro (Turismo) participaram de um encontro no Instituto Fernando Figueira, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no qual falaram sobre a importância da vacinação.

 

Veja também 

 

Tudo que você precisa saber para curtir o Planeta Atlântida 2023

 

Agenda cultural: confira o que fazer em Manaus neste fim de semana


CRONOGRAMA DA CAMPANHA


Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou o cronograma do Programa Nacional de Vacinação 2023, que terá como objetivo melhorar os índices de vacinação do país, intensificando a imunização contra a Covid-19, influenza e poliomielite e sarampo.

 

Na primeira etapa, em fevereiro, o governo vai aplicar as doses de reforço das vacinas bivalentes contra a Covid-19 em grupos prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, entre outros.

 

Em seguida, em março, as ações se concentrarão em ampliar o reforço para o restante da população. Primeiro, para os maiores de 12 anos e, depois, crianças (a partir de seis meses) e adolescentes.

 

Já em abril, a campanha visa a vacinação contra o vírus da Influenza. O reforço começa antes da chegada do inverno, que provoca o aumento de casos de doenças respiratórias. O governo também promoverá uma campanha de multivacinação contra a poliomielite e o sarampo nas escolas.

 

CONFIRA O CALENDÁRIO:


Etapa 1 – fevereiro: vacinação contra Covid-19 (reforço com a vacina bivalente)
Público-alvo:

 

Pessoas com maior risco de formas graves de Covid-19;


Pessoas com mais de 60 anos;


Gestantes e puérperas;


Pacientes imunocomprometidos;


Pessoas com deficiência;


Pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP);


Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;


Trabalhadores e trabalhadoras da saúde.


Etapa 2 – março: intensificação da vacinação contra Covid-19


Público alvo:


Toda a população com mais de 12 anos.


Etapa 3 – março: intensificação da vacinação de Covid-19 entre crianças e adolescentes


Público alvo:

 

Crianças de 6 meses a 17 anos.


Etapa 4 – abril: vacinação de Influenza


Público-alvo:

 

Pessoas com mais de 60 anos;


Adolescentes em medidas socioeducativas;


Caminhoneiros e caminhoneiras;


Crianças de 6 meses a 4 anos;


Forças Armadas;


Forças de Segurança e Salvamento;


Gestantes e puérperas;


Pessoas com deficiência;


Pessoas com comorbidades;


População privada de liberdade;


Povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas;


Professoras e professores;


Profissionais de transporte coletivo;


Profissionais portuários;


Profissionais do Sistema de Privação de Liberdade;


Trabalhadoras e trabalhadores da saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Etapa 5 – maio: multivacinação de poliomielite e sarampo nas escolas.

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.