idade mínima será de 55 anos, mas quem estiver próximo de se aposentar terá que cumprir um pedágio de 9%
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva definiu uma regra de transição para a aposentadoria (reserva) dos militares das Forças Armadas, válida até 2032. A idade mínima será de 55 anos, mas quem estiver próximo de se aposentar terá que cumprir um pedágio de 9% no tempo restante de serviço a partir de 2025. Com isso, os militares precisarão trabalhar um pouco mais antes de ir para a reserva.
Um militar com 33 anos de serviço, por exemplo, poderia se aposentar em dois anos pelas regras atuais. Com o pedágio, ele terá que cumprir cerca de dois meses a mais. Até 2032, os militares poderão se aposentar antes dos 55 anos, desde que completem 35 anos de serviço e o pedágio adicional.
Hoje, é comum que militares vão para a reserva aos 53 anos, caso tenham iniciado a carreira aos 18. Quem trabalha em regiões de difícil acesso, como a Amazônia, pode se aposentar ainda mais cedo, devido ao acréscimo de tempo de serviço.
Veja também

Ônibus da família dos Mamonas Assassinas vira motorhome de luxo
Congonhas normaliza operações após dia de cancelamentos
Além do pedágio, o governo Lula anunciou outras medidas, como o fim das pensões para militares expulsos por crimes e regras mais rígidas para a transferência de benefícios entre familiares.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Com essas mudanças, o governo espera reduzir os gastos com pessoal. A idade mínima para aposentadoria militar e o pedágio podem gerar uma economia de até R$ 2 bilhões por ano, segundo previsões preliminares.
Fonte: Portal iG