A iniciativa tem como público-alvo extrativistas das comunidades Ponta do Campo e Bom Suspiro, entre os dias 17 e 20 de outubro
Com o objetivo de capacitar os extrativistas de comunidades de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai oferecer, entre os dias 17 e 20 de outubro, os cursos de Boas Práticas de Extração de Látex e Boas Práticas de Extração de Óleo.
A programação terá como público-alvo extrativistas das comunidades Ponta do Campo (na reserva extrativista do Capanã Grande) e da comunidade Bom Suspiro (no rio Marmelos).
Para o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, a capacitação, por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), é uma das prioridades do instituto e os dois cursos realizados em Manicoré fazem parte das ações para garantir o avanço do extrativismo de forma sustentável, além da geração de emprego e renda no município.
Veja também

Campanha antirrábica da prefeitura imuniza cães e gatos em 16 bairros, na semana de 9 a 14/10
Ipaam multa em R$ 200 mil estaleiro que fazia reparos em dragas de garimpo
“É o dever do Idam oferecer ao pequeno produtor as ferramentas para que ele possa diversificar suas atividades e, desta forma, trazer renda e sustento à sua comunidade. O extrativismo, quando realizado de forma sustentável, se destaca como uma alternativa rentável e promissora, o que também será reforçado”, destacou o diretor-presidente.
Entre os assuntos abordados nos cursos estão os diversos aspectos da atividade de extração de látex e óleo vegetal, de modo a sanar dúvidas e capacitar os produtores das comunidades beneficiadas para que possam desenvolver o extrativismo de forma sustentável e economicamente viável.
DATEF EM AÇÃO

Foto: Divulgação
As aulas serão ministradas pelo chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam (Datef), Luiz Rocha, primeiramente em Ponta do Campo, nos dias 17 e 18 de outubro. Na sequência, nos dias 19 e 20, a capacitação acontecerá na comunidade Bom Suspiro.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
“A nossa equipe já está preparada para mais essa etapa de capacitação aos trabalhadores de Manicoré, sempre receptivos e atentos aos projetos do Idam. Nesses quatro dias de aprendizado, sendo dois em cada comunidade, esperamos, no mínimo, 40 participantes”, estimou Rocha.