NOTÍCIAS
Internacional
Impeachment do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, é aprovado
Foto: Reprodução

Os deputados tomaram a decisão após o presidente da Coreia do Sul decretar e revogar, em menos de seis horas, uma lei marcial

O impeachment do presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol (foto em destaque), foi aprovado neste sábado (14/12). Os deputados tomaram a decisão após o presidente decretar e revogar, em menos de seis horas, uma lei marcial.

 

O impeachment de Yoon foi aprovado por 204 votos a favor e 85 contra — eram necessários dois terços da Assembleia Nacional, ou 200 dos 300 assentos. Três parlamentares se abstiveram e outros oito votaram nulo.Yoon Suk Yeol decretou a lei marcial no país no último dia 3 com o argumento de “limpar elementos pró-Coreia do Norte“.

 

A lei marcial substitui a legislação normal por leis militares, amplia o poder do Executivo, fecha o Parlamento e limita o acesso aos direitos civis. A medida foi imposta sem o aval de membros do próprio governo – que disseram ser contra a imposição da lei marcial.

 

Veja também 

 

Trump avalia opções para deter programa nuclear do Irã, incluindo bombardeios preventivos, diz jornal

Campeão mundial de xadrez mais jovem da história vira herói na Índia


Com a decisão, que fechou o Parlamento, militares e autoridades policiais foram enviados à Assembleia Nacional do país e chegaram a entrar em confronto com manifestantes contrários ao decreto do presidente sul-coreano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Logo depois, o Parlamento do país derrubou, em votação unânime, a decisão de Yoon Suk Yeol. Após a pressão, o presidente revogou a lei marcial. 

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.