NOTÍCIAS
Saúde
Intensificação de cateterismo no Hospital Francisca Mendes alcança 160 pessoas, em 12 dias
Foto: Arthur Castro Secom e Ana Sena/SES

Os procedimentos iniciaram em 19 de agosto, ampliando o acesso aos pacientes ambulatoriais

Em 12 dias, a Fundação Hospital Francisca Mendes, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), já alcançou 160 pacientes ambulatoriais, com a oferta intensificada de cateterismo e angioplastia. A meta, segundo a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, é realizar mais de 800 procedimentos em três meses. A unidade já realiza uma média de 240 procedimentos ao mês, agora vai para, aproximadamente, 450.

 

Unidade referência em cardiologia no Estado, o Hospital Francisca Mendes conta com máquinas de hemodinâmica com tecnologia de ponta para realizar os procedimentos. Além da programação de intensificação, a unidade continua a realizar os procedimentos dentro da rotina normal dos atendimentos.

 

“Essa ação é de extrema importância, porque, com isso, o Governo do Amazonas amplia o acesso da população a exames complexos para pacientes ambulatoriais, cardíacos. Durante esses dias de intensificação, estamos conseguindo atender todos os pacientes, conforme o nosso cronograma”, disse Nayara Maksoud.

 

Veja também

 

Pode xingar! Falar palavrão traz 5 benefícios para a saúde; entenda

 

Alerta! Médicas apontam 6 erros comuns ao usar o umidificador de ar

 

 

Segundo o aposentado Joaquim Barreto, a expectativa para após o cateterismo é poder voltar a fazer suas atividades diárias. “Me sinto aliviado e satisfeito por poder fazer esse exame, pois espero que tudo se resolva, que eu consiga seguir meu tratamento com o acompanhamento médico”, comentou.

 

A professora Rocilene Freitas agradeceu a ação do Governo do Amazonas e afirmou que, para ela, fazer o procedimento significa seguir uma vida com saúde. “Agradeço a Deus em primeiro lugar e ao Governo do Estado do Amazonas por estar proporcionando essa possibilidade de eu continuar vivendo”, disse emocionada.

 

Conforme a diretora do Francisca Mendes, Roberta Nascimento, a programação de intensificação de cateterismo e angioplastia está no começo e mais pessoas serão alcançados com os exames, que são importantes para a qualidade de vida do paciente cardiopata.

 

PROCEDIMENTO

 

 

Através do cateterismo, é possível diagnosticar obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam o coração, assim como outros problemas estruturais do órgão, aperfeiçoando o diagnóstico das cardiopatias. Já a angioplastia é uma técnica que visa desobstruir artérias estreitas ou bloqueadas.

 

Secretária de Saúde, Nayara Maksoud

(Fotos:Arthur Castro Secom

e Ana Sena/SES)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Conforme o Ministério da Saúde, o infarto agudo do miocárdio é a maior causa de mortes no País. Estima-se que, no Brasil, ocorram de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que a cada cinco a sete casos, ocorra um óbito.
 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.