NOTÍCIAS
Política
Investigação sobre golpe avança, antecipa disputa por legado de Bolsonaro e faz PL tentar refazer pontes com o STF
Foto: Reprodução

Presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, procurou ministro da Corte para fazer considerações sobre o caso

O nítido avanço das investigações sobre a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2022, em especial na última sexta-feira (15), com a divulgação dos depoimentos dos ex-comandantes da Marinha e do Exército, causou a uma espécie de reação em cadeia na política, no Judiciário e no PL.

 

No Judiciário, mesmo os mais céticos atestam que a situação jurídica de Bolsonaro é débil, que os fatos são graves e que será muito difícil evitar uma denúncia da Procuradoria-Geral da República. A única dúvida que ainda permanece é quando. Qual será o timing?

 

Essa certeza de que, juridicamente, a situação não passará em branco teve como consequência um aumento dos contatos entre integrantes da cúpula do PL e integrantes do Supremo. É uma tentativa refazer as pontes que Bolsonaro implodiu durante seu mandato.

 

Veja também

 

O general que está na mira da Polícia Federal por elo entre trama golpista e 8 de janeiro

 

Lula reúne ministros nesta segunda-feira para reagir à queda de popularidade

Valdemar da Costa Neto, por exemplo, foi recebido por um ministro da corte. Ele usou a conversa para tecer comentários à respeito da investigação e para se queixar da proibição de falar com Bolsonaro --já que ambos são investigados no caso.

 

O impacto prático da conversa é zero. "Não há o que fazer" relatou o ministro a aliados. Mas mostra que o PL tenta, de alguma forma, voltar a ter algum diálogo com o STF.

 

A proibição de falar com Bolsonaro preocupa Valdemar porque o ano é de eleição e ele quer usar o ex-presidente para fazer prefeitos Brasil afora. "Bolsonaro é melhor cabo eleitoral do que candidato", repetem cardeais do centrão.

 

Já para Bolsonaro, o road show dá oportunidade para oferecer aos seus militantes mais fieis um discurso que amenize as cores da já explícita tentativa de golpe. O ex-presidente, que antes dizia jamais ter visto a minuta do golpe, agora diz que, sim, debateu temas relacionados a ela --e que ele não vê crime nisso.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A minuta, segundo as investigações e os ex-comandantes das armas, previa fechar a Justiça Eleitoral, prender Alexandre de Moraes, instalar um estado de exceção no país com o uso das Forças Armadas.

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.