No Irã, 60 mil seções eleitorais foram montadas para as eleições presidenciais. Presidente Ebrahim Raisi morreu em acidente de helicóptero
As seções eleitorais para a eleição presidencial do Irã foram abertas em todo o país às 8h, horário local (GMT+3:30). A votação ocorrerá até as 18h, mas poderá ser prorrogada se for necessário.
As eleições presidenciais, marcadas para esta sexta (28/6), ocorrem em circunstâncias extraordinárias após a trágica morte do Presidente Ebrahim Raisi e sua comitiva em um acidente de helicóptero em 19 de maio. Falando a um grande número de repórteres, após votar em uma seção eleitoral montada em Teerã, Seyyed Ali Khamenei, líder da Revolução Islâmica pediu aos cidadãos que comparecessem às urnas como uma “necessidade definitiva” para seu país.
“Na essência desse sistema, a presença do povo é levada em conta. Além disso, a durabilidade da República Islâmica e sua honra e reputação no mundo dependem da presença do povo”, afirmou Seyyed Ali Khamenei.Os cidadãos escolhem entre quatro candidatos:
Veja também

Líderes da UE escolhem Von der Leyen para 2º mandato como presidente
Biden e democratas defendem 'abortos pós-parto', diz Trump em debate
Mohammad Bagher Ghalibaf: presidente do Majlis (parlamento) desde 2020 e ex-prefeito de Teerã (2005-2017). Ele concorreu à presidência três vezes – em 2005, 2013 e 2017.Saeed Jalili: representante do aiatolá Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional desde 2007, bem como membro do Conselho de Determinação de Conveniência Política. Ele se candidatou à presidência duas vezes, em 2013 e 2021.
Mostafa Pourmohammadi: ex-ministro de Assuntos Internos (2005-2008). Concorreu na eleição presidencial de 2013.
Masoud Pezeshkian: de 2016 a 2020 atuou como primeiro vice-presidente do parlamento. Ele também é ex-ministro da Saúde (2001-2005).Mohammad Bagher Ghalibaf: presidente do Majlis (parlamento) desde 2020 e ex-prefeito de Teerã (2005-2017). Ele concorreu à presidência três vezes – em 2005, 2013 e 2017.
Saeed Jalili: representante do aiatolá Khamenei no Conselho Supremo de Segurança Nacional desde 2007, bem como membro do Conselho de Determinação de Conveniência Política. Ele se candidatou à presidência duas vezes, em 2013 e 2021.
Mostafa Pourmohammadi: ex-ministro de Assuntos Internos (2005-2008). Concorreu na eleição presidencial de 2013.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Masoud Pezeshkian: de 2016 a 2020 atuou como primeiro vice-presidente do parlamento. Ele também é ex-ministro da Saúde (2001-2005).
Fonte: Extra