NOTÍCIAS
Política
Jovem petista é o governador mais bem avaliado do país, aponta pesquisa
Foto: Reprodução

Levantamento foi feito em junho e foram ouvidos apenas eleitores das capitais dos estados; Margem de erro varia de 3,5 a 3,7 pontos percentuais.

O governador mais jovem do país é, aos 38 anos, também o mais bem avaliado. Segundo uma consulta da Paraná Pesquisas, instituto que se destacou por apresentar resultados equivocados e favoráveis ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas últimas eleições, o petista Rafael Fonteles, governador do Piauí, tem sua gestão aprovada por 70,7% dos eleitores da capital Teresina. É a aprovação mais ampla entre as principais capitais do país.

 

A pesquisa foi feita em junho, ouviu apenas eleitores nas capitais dos estados e as margens de erro, em cada cidade, variam de 3,5 a 3,7 pontos percentuais. Levando-as em consideração, o jovem governador petista estaria em empate técnico com Ratinho Jr (PSD), o governador do Paraná, que aparece com 70% de aprovação entre os eleitores curitibanos.

 

A pesquisa analisou os eleitores das 13 capitais mais populosas do país – o Distrito Federal acabou excluído da consulta. Logo após Rafael Fonteles e Ratinho Jr, aparecem em empate técnico os governadores Helder Barbalho (MDB-PA), Romeu Zema (Novo-MG) e Fábio Mitidieri (PSD-SE), com cerca de 68,5% de aprovação.

 

Veja também

 

Brasil soma 203 milhões de habitantes em 2022, aponta Censo Demográfico do IBGE

 

Justiça condena governo de SP a pagar R$ 10 mil a jovem negro arrastado por PM

A seguir, entre 62% e 66% de aprovação, figuram Eduardo Leite (PSDB-RS), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Raquel Lyra (PSDB-PE) e Elmano Freitas (PT-BA).

 

No terceiro escalão aparecem Elmano Freitas (PT-BA) e Wilson Lima (União Brasil-AM), com aprovações entre 53,5% e 55,5%. As piores colocações na pesquisa ficaram por conta de Cláudio Castro (PL-RJ) com 43,2% da aprovação dos cariocas e Fátima Bezerra (PT-RN), aprovada por apenas 36% dos eleitores de Natal.

 

QUEM É O JOVEM PETISTA DO PIAUÍ


Rafael Fonteles ingressou na vida política em 2015, quando foi nomeado secretário da Fazenda do Piauí pelo então governador Wellington Dias. Antes disso, como mestre em economia matemática, acumulou premiações acadêmicas e estudantis nas suas áreas de pesquisa e atuação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Após 7 anos tocando a política econômica do piauiense, lançou-se ao governo local pelo PT, vencendo o pleito em primeiro com 57,2% dos votos válidos. Ele é filho de Nazareno Fonteles, deputado federal pelo PT entre 2003 e 2011. 

 

Fonte:Revista Fórum

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.