NOTÍCIAS
Internacional
Kremlin ainda não considera possível vinda de Putin ao Brasil
Foto: Contributor/Getty Images

De acordo com o Kremlin, viagem de Putin ao Brasil ainda não está decidida, mas governo acompanha decisões do Brasil sobre o assunto

O Kremlin disse que ainda não considera uma possível participação de Vladimir Putin na cúpula do G20 no Brasil, mas afirmou que o governo da Rússia continuará “acompanhando as decisões que serão tomadas pelo lado brasileiro como anfitrião do evento”.

 

A informação foi divulgada pelo porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, nessa quarta-feira (3/4).

 

A posição oficial do Kremlin surge dias após o jornal Folha de S.Paulo revelar que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) submeteu um documento à Comissão de Direito Internacional da ONU em novembro passado que permitiria uma eventual visita de Putin ao Brasil mesmo o líder russo sendo alvo de um mandado do Tribunal de Haia.

 

Veja também

 

Organizações humanitárias exigem que Israel melhore procedimentos

 

Putin será um visitante inconveniente

 

Apesar de não citar nominalmente o presidente da Rússia, o parecer defende a tese de imunidade a chefes de Estado e outras autoridades durante eventos internacionais. A tese se encaixa na atual situação de líder russo e facilitaria sua vinda ao Brasil.

 

Desde março de 2023, ele é alvo do mandado internacional de prisão acusado de deportação e transferência ilegais de crianças de áreas ocupadas na Ucrânia por forças da Rússia. Com isso, países signatários do Estatuto de Roma – como o Brasil – seriam obrigados a prender e extraditar o líder russo para julgamento na Corte internacional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A atual situação do presidente da Rússia já gerou alguns impasses diplomáticos e fez com que sua participação nas últimas cúpulas dos Brics e do G20 fosse cancelada.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.