NOTÍCIAS
Arte e Fama
Laudo aponta plágio em canção de Roberto Carlos
Foto: Reprodução

Roberto Carlos

O laudo de uma perícia realizada por determinação da Justiça concluiu que a canção ‘Traumas’, lançada por Roberto e Erasmo Carlos em 1971, é um plágio. As análises acerca da autoria apontam que a obra foi realizada a partir de uma música intitulada como ‘Aquele Amor tão Grande’, que teria sido criada por uma professora alguns meses antes.

 

De acordo com publicação do colunista Rogério Gentili, do portal UOL, desta quinta-feira (11), a afirmação sobre o plágio foi feita pelo perito Cesar Peduti Filho, dentro do processo movido pela professora Erli Cabral Ribeiro Antunes.

 

De acordo com a publicação do colunista, a professora teria alegado na Justiça que registrou a música no dia 3 de fevereiro de 1971, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após dois dias, ainda de acordo com o processo judicial, Erli teria tentado apresentar a música a Roberto Carlos levando uma fita com a canção, juntamente com partitura, para um show do cantor na cidade de Paraíba do Sul, no estado do Rio de Janeiro.

 

Veja também 

 

Cantor Jimmie Allen é acusado de estupro e abuso sexual por sua ex-empresária

 

Louca para casar: irmã de Deolane morde mulher em disputa por buquê de noiva

O material e uma carta endereçada ao cantor teriam sido deixados sob os cuidados de um músico da banda. A professora teria reconhecido a sua obra na canção lançada meses depois por Roberto, com coautoria com Erasmo.


Na ação judicial, Erli pede uma indenização, em valores a serem calculados considerando os danos morais e patrimoniais.

 

Ainda segundo publicação do colunista, o perito teria afirmado que as canções possuem “trechos idênticos”, mesmo havendo “pequenas alterações” rítmicas e de tonalidade, o que, segundo o especialista, representa reprodução parcial da obra.

 

À Justiça, a defesa do cantor teria afirmado que a acusação de plágio é “fantasiosa”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


O processo ainda está em tramitação e ainda não foi julgado, cabendo à parte processada, questionar tecnicamente o trabalho do perito, o que deve acontecer, segundo nota enviada ao colunista Rogério Gentili.

 

Fonte: Isto É

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.