O ministro de Negócios Estrangeiros russo, Sergey Lavrov, afirmou que o Brasil e a Rússia dividem uma “visão similar” sobre os acontecimentos globais, em referência indireta à guerra na Ucrânia. A declaração ocorreu após reunião com o chanceler Mauro Vieira no Itamaraty, em Brasília, nesta segunda-feira (17/4).
Lavrov desembarcou em território brasileiro em meio ao conflito com a Ucrânia, que se arrasta desde fevereiro de 2022. O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defende a criação de um grupo de mediação, formado por países aliados e com o objetivo de alcançar a paz no Leste Europeu.
“Conversamos sobre temas relevantes na agenda internacional, considerando que as visões do Brasil e da Rússia são similares em relação aos problemas que acontecem no mundo. Os dois países são unidos pelo desejo de contribuir para um mundo mais democrático e multipolar, baseado nos princípios legais de soberania e igualdade entre os Estados”, declarou Lavrov.
Veja também
.jpeg)
Chanceler recebe ministro de Putin com guerra na Ucrânia e comércio Brasil-Rússia na pauta
Lula volta a dizer que Ucrânia também é responsável por conflito com a Rússia
Lavrov chegou ao Palácio Itamaraty às 10h35 desta segunda-feira (17/4) para a primeira reunião bilateral de uma agenda extensa com o governo brasileiro. O chanceler russo foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Após a agenda, o representante do Kremlin discursou em russo à imprensa, e o Metrópoles utilizou a tradução em inglês do governo da Rússia.
O chanceler europeu também declarou que os dois países “têm uma visão similar também sobre a importância de reformar as estruturas da governança global”. Os chanceleres reforçaram o apoio da Rússia à candidatura do Brasil como um dos membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização da Organização das Nações Unidas (ONU).
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
De acordo com Vieira, ele e Lavrov discutiram uma “reforma da governança global”, a partir do “apoio público reiterado da Rússia ao Brasil” como membro do conselho, e da importância dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no cenário internacional.
Fonte:Metrópoles