NOTÍCIAS
Política no Amazonas
Leis de Roberto Cidade dão visibilidade ao Alzheimer durante o Fevereiro Roxo, mês de conscientização da doença
Foto: Reprodução

Roberto Cidade

Fevereiro é o mês dedicado à conscientização sobre o Alzheimer. Doença neurodegenerativa que leva ao declínio cognitivo, afetando capacidades de trabalho e relação social, durante o “Fevereiro Roxo” são propagadas informações com o intuito de dar visibilidade à doença e aumentar o nível de conhecimento das pessoas sobre seus sintomas.

 

No Amazonas, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), é autor de duas leis que tratam sobre o tema. Uma é a Lei nº 6.324/2023, que estabelece diretrizes para o enfrentamento do Alzheimer e de outras doenças mentais.

 

“O Alzheimer ocasiona perda de funções cognitivas, memória, atenção e orientação, que comprometem a funcionalidade da pessoa e interferem na vida do paciente e da família. Nossa intenção é facilitar o máximo possível o acompanhamento desse paciente, garantindo-lhe melhor condição de vida e que a família tenha meios mais eficientes para lidar com as limitações que essa doença provoca. O Brasil está mais envelhecido e precisamos legislar em função disso também, dessa longevidade”, afirmou.

 

Veja também 

 

A partir de lei de Roberto Cidade, Bandas da Bica, Difusora e Boulevard serão realizadas pela primeira vez com o título de Patrimônio Cultural do Amazonas

 

Em mensagem de fim de ano, presidente do TCE-AM pede renovação de esperanças, fé e fraternidade

 

A proposta prevê que o indivíduo acometido pelo Alzheimer e outras doenças mentais, bem como seus representantes legais, tenham à disposição um sistema de apoio para ajudar a família a lidar com a doença do paciente, em seu próprio ambiente e que haja atendimento interdisciplinar para as necessidades clínicas e psicossociais, bem como o estímulo para que o paciente viva o mais ativamente possível.

 

‘SETEMBRO ROXO’

 

O presidente da Aleam também é autor da Lei nº 6.475/2023, que institui no Calendário Oficial do Estado do Amazonas o “Setembro Roxo”, mês de conscientização a respeito da Doença de Alzheimer. A proposta prevê que o “Setembro Roxo” seja voltado à conscientização e incentivo ao tratamento do Alzheimer e das demências correlatas.

 

A Lei também pretende alertar a população da necessidade de adequar seu estilo de vida para prevenir esse tipo de doença, como exemplo: fazer atividade física constante, melhorar o padrão dietético, manter o engajamento social, eliminar o hábito de fumar, tratar a hipertensão, diabetes e cuidar da audição.

 

A Lei que estabelece o “Setembro Roxo” tem como objetivos conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento efetivo da doença; além da promoção de campanhas educativas visando à elucidação de dúvidas a respeito da doença, o estímulo à visita periódica ao médico para a realização de exames preventivos, a realização de seminários, simpósios ou congressos e atividades afins, com vistas à troca de experiências, tratamentos e informações entre os profissionais da área.

 

ALZHEIMER

 

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, progressiva e ainda sem cura que afeta, majoritariamente, pessoas acima de 65 anos de idade, impactando a memória, a linguagem e a percepção do mundo. Provoca alterações no comportamento, na personalidade e no humor do paciente. A doença é progressiva e os sintomas podem ser divididos em três “fases”.

 

Leve: falhas de memória e esquecimentos constantes; dificuldades em realizar tarefas complexas (como cuidar das finanças);

 

Moderada: o paciente já necessita de ajuda para realizar tarefas simples, como se vestir;

 

Avançada: o paciente necessita de auxílio para realizar qualquer atividade, como comer, tomar banho e cuidar da higiene.

 

A partir da identificação da doença de Alzheimer, a fase de cuidados inclui medicação, sendo focada na orientação da família e dos cuidadores; na coordenação entre os diferentes profissionais de saúde que atendem o paciente; no tratamento de questões médicas coexistentes e em intervenções comportamentais para ajudar com sintomas como agressividade, insônia e agitação.

 

Sintomas da doença de Alzheimer:

 

Perda de memória;


Repetição da mesma pergunta diversas vezes;


Dificuldade para completar tarefas antes facilmente executadas, resolver problemas e acompanhar conversas;


Dificuldade para dirigir e encontrar caminhos conhecidos;


Dificuldade para encontrar palavras para exprimir ideias e sentimentos;


Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade;


Tendência ao isolamento, com afastamento de amigos e familiares;


Confusão sobre locais, pessoas e eventos;


Interpretação errada de estímulos visuais ou auditivos.

 

Prevenção:

 

Ter uma vida ativa e com objetivos;


Praticar atividade física regular por pelo menos por 150 minutos por semana;


Controlar os fatores de risco cardiovascular, como hipertensão e diabetes;


Procurar estudar e adquirir conhecimento;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Trabalhar sua capacidade de concentração;

 

Dormir bem.

 

 

 

 

 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.