NOTÍCIAS
Política
Lula desembarca em Portugal em primeira viagem à Europa no terceiro mandato; veja a agenda
Foto: Reprodução

Presidente ficará seis dias na Europa para encontros com autoridades e entrega do Prêmio Camões para Chico Buarque. Guerra na Ucrânia e acordo Mercosul-União Europeia estão no radar.

O presidente Lula desembarcou em Lisboa na manhã desta sexta-feira (21) para uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e, também, na Espanha. Entre os temas no roteiro do petista estão a guerra na Ucrânia e o acordo entre Mercosul e União Europeia.

 

Esta é a primeira viagem de Lula à Europa neste terceiro mandato. Nos últimos meses, o presidente já visitou Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China e Emirados Árabes.

 

O Itamaraty informou que a viagem do presidente para Portugal e Espanha está "no contexto de relançamento das relações com a Europa e com o mundo".

 

Veja também

 

Brasil assinará 13 acordos com Portugal e quatro com Espanha

 

Lula diz não ter ficado chateado com demissão de ministro do GSI: Saiu por conta própria

Lula deve retornar ao continente no início de maio, onde participará da coroação do rei Charles III e se reunir com o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak.

 

Confira, a seguir, a agenda de Lula para os próximos dias.

 

AGENDA EM PORTUGAL 


Sexta (21): previsão de chegada a Lisboa.


Sábado (22): participa de cerimônia de boas-vindas com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e deposita flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. Almoça com o primeiro-ministro português, António Costa, e participa da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.


Domingo (23): não há previsão de compromissos oficiais.


Segunda (24): viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.


Terça (25): Lula será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.


AGENDA NA ESPANHA


Terça (25): viaja para Madrid para participar de um fórum empresarial. Existe a possibilidade de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI.
Quarta (26): último compromisso da viagem deve ser uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos.

 

ACORDO MERCOSUL-UE 


Brasil e Espanha têm interesse na resolução dos impasses que adiam a implementação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, já que os dois países assumirão ainda neste ano as chefias dos dois blocos.

 

A política ambiental de Bolsonaro, que resultou na alta do desmatamento, dificultou a negociação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

O acordo Mercosul-União Europeia é negociado desde 1999. Vinte anos depois do início das conversas, em 2019, os blocos finalizaram as negociações comerciais e, um ano depois, os chamados aspectos políticos e de cooperação. Desde então, o acordo está em fase de revisão. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.