A devolução do manto sagrado Tupinambá ao país contou com a articulação entre instituições do Brasil e da Dinamarca
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai participar, nesta quinta-feira (12/9), da cerimônia de retorno do manto sagrado Tupinambá ao Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O evento contará com participação de lideranças do Povo Tupinambá.
O manto retornou ao Brasil e chegou ao Museu Nacional, localizado no Rio de Janeiro, no dia 11 de julho após três séculos na Dinamarca. A devolução ao país contou com a articulação entre instituições do Brasil e da Dinamarca.
A peça, de 1,2 metro de comprimento, é feita com penas vermelhas de pássaros guarás fixadas em uma rede de fibras naturais e é usada tradicionalmente por caciques e líderes indígenas em rituais.
Veja também

Audiência no Senado vai debater navegabilidade e soluções para Hidrovia do Rio Madeira
Cadela influencer fica ferida após ataque com bombinha: 'Assustada'
A cerimônia é promovida pelo Ministério dos Povos Indígenas, em conjunto com os Ministérios da Educação e da Cultura, além de contar com a parceria do Ministério das Relações Exteriores.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
A cerimônia oficial ocorrerá na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, e contará com a presença do Povo Tupinambá, da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e demais autoridades do governo federal, estadual e municipal.
Fonte: Metrópoles