NOTÍCIAS
Política
Lula se reúne com Maduro nesta segunda durante viagem à Argentina
Foto: Reprodução

Compromisso foi incluído na agenda do presidente brasileiro na manhã desta segunda. Antes, Lula se reúne com Alberto Fernández; na terça, chefes de Estado têm reunião da Celac.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se reunir nesta segunda-feira (23) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

 

A reunião acontece em Buenos Aires, na Argentina, como parte da primeira viagem internacional de Lula após tomar posse no cargo.

 

Na última semana, a possibilidade de uma reunião entre Lula e Maduro já tinha sido adiantada pelo g1 e pela GloboNews. Fontes do governo citavam uma possibilidade de seis reuniões bilaterais – incluindo também o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.

 

Veja também

 

Lula se reúne com presidente da Argentina nesta segunda-feira para retomar laços com América do Sul

 

Lula vai à Argentina neste domingo em 1ª viagem ao exterior após posse presidencial

Lula e Maduro estão na Argentina para a reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), marcada para esta terça (24). O Brasil voltou a participar da Celac com a troca de governo.

 

O encontro está previsto para acontecer no fim da tarde. O governo ainda não informou se haverá a assinatura de algum ato ou memorando, e se haverá pronunciamento após a reunião.

 

AGENDA DE SEGUNDA 


Pela manhã, Lula se reúne com o presidente argentino, Alberto Fernández. Antes da reunião na Casa Rosada, Lula participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín.

 

À tarde, a agenda presidencial prevê encontro com empresários. À noite, o presidente deve ir a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

 

Lula chegou no domingo (22) na Argentina, na primeira viagem internacional desde que assumiu o novo mandato. Em uma rede social, ele afirmou: "Vamos retomar laços. O Brasil está voltando ao cenário internacional e atuará pelo fortalecimento do Mercosul".

 

Segundo o Planalto, a comitiva presidencial é formada por seis ministros:

 

Mauro Vieira (Relações Exteriores);
Fernando Haddad (Fazenda);
Nísia Trindade (Saúde);
Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
Luciana Santos (Ciência e Tecnologia); e
Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).

 

Na terça-feira (24), Lula participação da 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

 

Há a expectativa de encontros bilaterais com os países que solicitaram, mas essas agendas ainda não foram divulgadas.

 

Segundo o secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, a escolha de um país da América do Sul para a primeira viagem internacional de Lula busca passar a mensagem de que o Brasil quer retomar os laços com a região.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ainda segundo o Planalto, diversos temas serão tratados durante a visita, como integração energética, investimentos, meio ambiente, defesa e combate a ilícitos. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.