Polícia Federal (PF) concluiu inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Bolsonaro e outros 36 foram indiciados
A Polícia Federal (PF) concluiu, nesta quinta-feira (21/11), o inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022. Entre os indiciados pelo envolvimento na idealização do plano golpista estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-ministros Braga Netto e Augusto Heleno.
São, ao todo, 37 pessoas indiciadas pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, afirmou através das redes sociais que os novos detalhes “dos gravíssimos planos de golpe de estado e de execução contra nossas lideranças políticas” confirmam que “o projeto de extermínio e ódio ao Brasil” vieram de cima.
“Nós resgatamos a democracia, e com ela o diálogo, o respeito e a civilidade. Não aceitaremos retrocesso algum”, acrescentou Anielle.
Veja também

STF deve receber hoje inquérito da Polícia Federal sobre golpe, mas documento seguirá sigilo
Já Luiz Marinho, ministro do Trabalho do Brasil, disse que o relatório da Polícia Federal é incontestável. “Houve uma tentativa de golpe. Que o peso da lei recaia sobre todos os criminosos que atentaram contra a democracia e a vida”, escreveu Marinho no X.
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, escreveu, também na rede social: “Urgentíssimo: Polícia Federal indicia Bolsonaro, Braga Neto e mais 35 pela tentativa de golpe. Bolsonaro e Braga Neto sabiam do plano para matar o presidente Lula, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF. Espero que a justiça os puna exemplarmente.”
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o também petista Paulo Pimenta, também comentou o indiciamento desta quinta. Em vídeo, ele disse que o ex-presidente Bolsonaro estava “no topo da cadeia de comando da organização criminosa” e classificou as acusações de “muito sérias”. O resultado do novo inquérito foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
VEJA AS PENAS PARA CADA UM DOS CRIMES APONTADOS PELA PF
Abolição violenta do Estado Democrático de Direito: reclusão, de quatro a oito anos, além da pena correspondente à violência;
Golpe de Estado: punição é aplicada por prisão, no período de quatro a 12 anos; Organização criminosa: reclusão, de cinco a 10 anos, e multa.Somadas, as penas máximas chegam a 30 anos de prisão.
Fonte: Metrópoles