NOTÍCIAS
Esportes
Natação abre espaço para atletas transgênero com 'categoria aberta'
Foto: Reprodução

A World Aquatics, organização que regula a natação, anunciou a criação de uma "categoria aberta" para incluir atletas transgênero. Presidente da entidade, Husain Al-Mussallam não se aprofundou a respeito do assunto, mas declarou que a natação tem que ser aberta a todos.

 

- É um assunto muito complexo. Tenho o prazer de falar que estamos planejando a primeira prova de categoria aberta e esperamos confirmar, em breve, os detalhes. O nosso esporte deve ser aberto a todos.

 

A natação foi uma das modalidades que baniram competidores transgênero de eventos relevantes, como campeonatos mundiais.

 

Veja também

 

Governo Lula apresenta propostas para combater o racismo no esporte

 

Celso Sabino toma posse como ministro do Turismo

- Era muito importante protegermos uma competição justa para nossas atletas femininas. Mas não deve haver discriminação. Ninguém deve ser excluído de nossas competições.

 

Em março do ano passado, o assunto entrou em evidência. Isto porque Lia Thomas venceu os 500m livre no feminino, pelo campeonato da NCAA, em Atlanta, tornando-se a primeira mulher trans a conquistar um título nacional da modalidade. 

 

Lia Thomas foi alvo de protesto no pódio da natação da NCAA — Foto: Justin Casterline/Getty Images

Foto:Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Fonte:GE

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.