Declaração foi dada ao lado do presidente chileno, Gabriel Boric; Lula também pediu entendimento entre governo e oposição
Em visita ao Chile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a pedir, nesta segunda-feira (5), que haja transparência em relação ao resultado da eleição presidencial na Venezuela
“O respeito pela tolerância e pela soberania popular é o que nos move a defender a transparência dos resultados”, afirmou Lula, ao lado do presidente chileno, Gabriel Boric, na capital Santiago.
“O compromisso com a paz é que nos leva a conclamar as partes ao diálogo e promover o entendimento entre governo e oposição”, acrescentou.Em sua primeira fala pós-eleição na Venezuela, na semana passada, Lula disse que a “briga” no país se resolveria com a divulgação das atas das mesas eleitorais por parte do Estado venezuelano.
Veja também

Por maioria no Senado, Lula e Bolsonaro buscam nomes de centro
Paes se compromete a não largar a prefeitura para concorrer ao estado caso seja reeleito
“Tem uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata”, afirmou, na ocasião, à TV Centro América, do Mato Grosso.A oposição venezuela contesta o resultado oficial, de vitória para o atual presidente Nicolás Maduro, e cobra a divulgação das atas das urnas utilizadas no pleito – o que, segundo os que a integram, provaria uma fraude eleitoral.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Nos cálculos da oposição, que diz ter em mãos a maioria das das atas eleitorais, o candidato oposicionista Edmundo González recebeu cerca de 70% dos votos válidos no pleito. Já o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) proclamou Maduro eleito para um novo mandato com 51,2% dos votos válidos, contra 44,2% de González.
Fonte: O Globo