NOTÍCIAS
Geral
Nove milhões de pessoas abriram conta por causa do Pix, diz presidente do Banco Central
Foto: Reprodução

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (19) que 9 milhões de pessoas abriram contas bancárias para usarem o Pix. Segundo ele, até mesmo pessoas que pedem esmolas nas ruas usam a ferramenta.

 

"Conseguimos monitorar isso. Milhares de novos negócios foram abertos graças ao Pix. O uso do Pix como meio de pagamento é maior do que esperávamos", afirmou, em palestra na a UCLA Anderson School of Management. "Estamos observando que podemos fazer muito mais com a infraestrutura do Pix", acrescentou.

 

Campos Neto fez uma apresentação sobre a evolução do ecossistema brasileiro de fintechs e a agenda digital do Banco Central. Ele citou utilidades como o Pix-Saque e o Pix-Troco e voltou a dizer que o BC está abrindo os protocolos da plataforma gratuitamente para que outros países, sobretudo sul-americanos, adotem sistemas similares. "Queremos uma trilha comum de Pix em outros países para fazer transferências internacionais", completou.

 

Veja também

 

Nova lei cambial traz limite maior para viagens, venda entre pessoas físicas, conta em dólar e abre caminho para 'PIX internacional'

 

Veja o que muda a partir de hoje no PIX

 

O presidente do BC disse que o modelo de open finance desenhado pela autarquia, integrado com o Pix, deve ser o mais rápido do mundo. "Tudo está ficando conectado agora", afirmou. "E agora queremos tokenizar o sistema por meio da moeda digital (CBDC)", completou.

 

AGREGADOR FINACEIRO

 

Campos Neto repetiu que a instituição trabalha para construir uma carteira digital com todos os produtos e serviços financeiros integrados, por meio da qual os consumidores poderão acessar seus ativos, físicos ou virtuais, em diversos bancos e corretoras no mesmo aplicativo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

"Hoje já há uma integração en tre o Pix com outros produtos. A nossa ideia é chegar a agregador financeiro", afirmou. "Quero incentivar que bancos custodiem ativos digitais, por meio da tokenização", reafirmou. 

 

Fonte:R7

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.