Boto ao lado de Bap em seu primeiro dia no Ninho do Urubu
Durante a campanha eleitoral no Flamengo, o atual presidente Luiz Eduardo Baptista, o Bap, assumiu uma palavra como mantra: profissionalização. Carro-chefe do clube, o futebol estava na mira do então candidato de oposição. Nesta segunda-feira, a diretoria apresenta José Boto, o homem que terá a missão de transformar o discurso em prática.
Na gestão anterior, de Rodolfo Landim, a responsabilidade pela gestão do futebol ficava com o vice-presidente da pasta, Marcos Braz, que não era remunerado, assim como todos os outros VPs, por obrigação estatutária. Com Bap, o profissional Boto terá poderes poucas vezes vistos para um diretor de futebol do Flamengo.
A ordem é clara: promover uma reformulação completa no departamento. Se no elenco as mudanças serão pontuais, fora de campo existe a expectativa de uma revolução. Todas as decisões serão tomadas por Boto, como ocorreu na manutenção de Filipe Luís como treinador.
Veja também

Velho conhecido! Atlético-MG acerta retorno de Cuca
Savinho marca, Manchester City encerra sequência de tropeços e volta a vencer após cinco jogos
Mesmo profissionais elogiados por Bap precisarão do aval de Boto. Isso ficou claro na entrevista coletiva do presidente no dia 18, quando tomou posse. Ao comentar a hipótese de permanência de Bruno Spindel, diretor na gestão anterior, Bap o enalteceu, mas não garantiu que ele fica.
- O Bruno é um excepcional trader, um cara que entende muito disso. Veio de mercado financeiro. Mas eu gostaria que o Boto tivesse contato com as pessoas para verificar se o desenho da estrutura funciona com A, B ou C. Eu não vou me meter nas escolhas do diretor técnico. Claro que a caneta no fim das contas é minha, mas eu vou muito mais na linha de vetar decisões do que de tomar decisões.
Boto terá uma conversa com Spindel nos próximos dias e resolverá a situação do diretor antes da viagem do time aos Estados Unidos. A delegação do Flamengo deve embarcar para a pré-temporada na Flórida no dia 9 de janeiro.
A visibilidade dos primeiros dias de José Boto no clube condiz com o tamanho da responsabilidade que ele terá no Flamengo. No sábado, a TV oficial do Rubro-Negro transmitiu ao vivo o desembarque do português. No domingo, a Fla TV mostrou em detalhes o primeiro dia do diretor no Ninho do Urubu. Nesta segunda-feira, será a vez da coletiva de apresentação.
A reformulação do departamento passará pela contratação de profissionais indicados por Boto. O português já tem dois nomes estrangeiros com quem quer trabalhar no Flamengo, sendo um assistente direto e um chefe de scouting. As condições ainda estão sendo negociadas. Profissionais brasileiros também podem se juntar à equipe do diretor, que tem rede extensa de contatos no país.
Gabriel Skinner, aliado de Bap e que exerceu o cargo de supervisor de futebol do Flamengo entre 2019 e fevereiro deste ano, volta a compor o departamento de futebol. Ele já participa do planejamento da próxima temporada.
José Boto vinha se reunindo com Filipe Luís antes de chegar ao Brasil, e o planejamento será acelerado a partir desta semana. Uma das primeiras ações do diretor de futebol foi a não renovação do contrato de David Luiz. Agora começará a busca por reforços. Inicialmente, quatro posições estão no radar: lateral-direito, meia, atacante de lado e centroavante.
A reestruturação do departamento passa também pela base. Boto tem histórico de apostar na formação de atletas por onde passou e quer melhorar este processo no Flamengo. Para isso, ele ainda mira a contratação de João Paulo Sampaio, do Palmeiras, para assumir a coordenação geral das categorias de base do Rubro-Negro. O português sabe que a missão é difícil, mas tenta convencer o colega a trocar de clube.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Todas essas ideias serão discutidas nesta segunda-feira, no Ninho do Urubu, a partir de 13h, quando José Boto dará sua primeira entrevista coletiva. A expectativa é de que o dirigente elucide os planos para profissionalizar o futebol do Flamengo na conversa com os jornalistas.
Fonte: GE