NOTÍCIAS
Curiosidade
Onde nasceu a caipirinha? Historiador acha receita de 1856
Foto: Reprodução

Há ainda outras versões de onde nasceu a bebida com a cor do Brasil

Cachaça, gelo, açúcar e é claro, limão. Esses são os ingredientes da famosa caipirinha, bebida que pode ter sido criada aqui mesmo no Brasil. Detalhe, para curar doenças. Mas te acalma! Lê a matéria antes de querer fazer o tratamento de qualquer gripe por conta própria com a bebida, se é que você ainda não faz.

 

De acordo com Diuner Mello, sócio fundador do Instituto Histórico e Artístico de Paraty, a bebida pode ter surgido como "uma ração de aguardente que serviria de remédio contra a cólera ou qualquer outra doença" na cidade praiana localizada no estado do Rio de Janeiro.

 

Duas correntes são discutidas entre estudiosos sobre como surgiu o coquetel que tem as cores do Brasil. Na primeira versão ele é criado por escravizados, já na segunda diz que era usado como remédio usado no interior de São Paulo durante o surto de gripe espanhola. Porém, ainda há uma terceira versão…

 

Veja também

 

É possível um peixe 'se afogar'?

Vlad, o empalador: estudo sugere que a inspiração para conde drácula pode ter sido vegano

 

O historiador encontrou uma receita da bebida em 1856 no arquivo público da cidade fluminense. Para Diuner, é o arquivo mais antigo em que os ingredientes são descritos juntos.

 

Receita de caipirinha de limão tradicional que todo mundo ama

 

"O surgimento da epidemia de cólera por volta de 1850 levou os médicos a aconselharem que o cemitério da cidade fosse reconstruído em um lugar mais afastado. O encarregado da obra fez um ofício à Câmara pedindo mantimentos e aguardente", aponta.

 

Mello explica que o funcionário precisaria da bebida, já que muitos trabalhadores teriam contraído cólera e sobrevivido. Como a doença é transmitida pela água, ele achou necessário dar a bebida aos escravizados.

 

A necessidade obrigou a dar essa ração de aguardente temperada com água, açúcar e limão, a fim de proibir que bebessem água simples", diz ele, no documento.

 

O especialista destaca também a relação de Paraty com a bebida, ressaltando que Paraty fabrica a cachaça de “excepcional qualidade" desde o século XVIII, conforme pesquisa de documentos da época. A cidade fluminense abrigou durante muito tempo engenhos de produção do destilado, que era exportado para África e Europa.

 

"A caipirinha só se popularizou como um drinque em Paraty muitos anos depois, no final do século XIX ou início do XX. A história é até parecida com a da coca-cola, que um dia foi um xarope e hoje é vendido como refrigerante", destaca o historiador.

 

Para finalizar, o Mello explica que a cachaça teve grande importância para a economia de Paraty, sobretudo após os ciclos do café e do ouro.

 

Receita de Caipirinha | DeliRec

Fotos: Reprodução

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

A construção da estrada de ferro, ligando Rio a São Paulo por volta de 1870, fez com que Paraty iniciasse um processo de decadência. Toda a exportação de café passou a ser feita pelo Vale do Paraíba. Nesse sentido, o comércio da cachaça teve muita importância no momento de virada.

 

Fonte: Diário Online

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.