NOTÍCIAS
Esportes
Palmeiras tenta recuperar eficiência do ataque após pior início da era Abel no Brasileirão
Foto: Marcos Ribolli

Abel Ferreira e Endrick em Palmeiras x Flamengo

"O que me preocupa não é a forma que criamos, é que temos que ser efetivos." As palavras de Abel Ferreira, na última rodada do Brasileiro, quando empatou sem gols com o São Paulo, no Morumbis, expuseram a principal inquietação do treinador em 2024: a eficiência do ataque alviverde.

 

Isso porque, se acumulou redes balançadas em outras competições na temporada, na Série A o Palmeiras tem somente um gol em quatro jogos e ainda tenta repetir a eficiência ofensiva neste que é o pior início do time com Abel no Brasileirão.

 

Desde que assumiu o Verdão, Abel Ferreira comandou a equipe no início do Brasileiro em quatro temporadas, de 2021 a 2024. Chegou ao clube em 2020, mas no decorrer do campeonato.

 

Veja também

 

De pai para filho: Warley vê filho vestir camisa em que foi ídolo e torce por sucesso

 

Corinthians desperdiça chances empata sem gols com o Fortaleza

 

Considerando as quatro primeiras rodadas de cada uma dessas edições, portanto, a de 2024 que tem os piores números, segundo dados do Espião Estatístico do ge. O Palmeiras só acertou 24% de suas finalizações no alvo neste Brasileiro. Uma resultou em gol, contra o Vitória.

 

Nas três edições anteriores, o Verdão fez mais tentativas ao ataque, mas também teve um percentual de acerto maior.

 

Brasileirão 2024: 24% das finalizações foram no alvo. Fez 1 gol.
Brasileirão 2023: 42% das finalizações foram no alvo. Fez 11 gols.
Brasileirão 2022: 31% das finalizações foram no alvo. Fez 6 gols.
Brasileirão 2021: 35% das finalizações foram no alvo. Fez 7 gols.

 

Na última rodada, por exemplo, contra o São Paulo, o Verdão arriscou oito finalizações e só três foram no alvo. As chances mais claras terminaram sendo em lances de Lázaro e Endrick, sendo que o primeiro parou em um carrinho de Alisson perto da linha.

 

– Ninguém queria fazer mais do que ele, o Lázaro, e eu falei para ele: há gols que não se pode perder. E o Endrick também, demorou muito tempo para decidir – avaliou Abel Ferreira.

 

O cenário não é regra na temporada como um todo. Tanto que o Palmeiras conquistou o Paulistão como dono do melhor ataque, com 28 gols, e tem o segundo melhor da Libertadores, com sete gols, assim como o Peñarol e atrás somente do Bolívar e do Atlético-MG, que têm nove.

 

Contra o Botafogo-SP, pela Copa do Brasil, o Verdão desperdiçou boas chances, mas conseguiu vencer o confronto de ida da terceira fase - a equipe palmeirense largou na frente com gols de Rony e Estêvão.

 

O Palmeiras, inclusive, teve um gol anulado pelo VAR, mas a linha de impedimento determinada pelo árbitro de vídeo gerou revolta no clube.

 

Na última partida do torneio internacional, contra o Independiente del Valle, a equipe saiu perdendo e conseguiu a virada por 3 a 2 em Quito, no Equador.

 

É por esse motivo também que Abel Ferreira mantém a confiança no próprio time para a virada de chave.

 

– No último jogo, quantos gols o Palmeiras fez? Três. Quantas oportunidades criou contra o São Paulo? Temos que ser mais efetivos. Nos últimos anos, estou sempre a cobrar, exigir dos nossos jogadores, e o Palmeiras acaba por ser um dos melhores ataques e defesas. É isso que vamos fazer.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

Às 18h30 do domingo, o Palmeiras terá uma nova chance de mudar esse cenário, quando enfrenta o Cuiabá na Arena Pantanal, pela quinta rodada do Brasileiro.

 

Fonte: GE

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.