NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
Para além do ChatGPT: o que está por vir na inteligência artificial de acordo com os principais líderes da tecnologia
Foto: Reprodução

Paralelamente, a tendência indica que o uso maciço da inteligência artificial generativa (GenIA) está impactando as experiências digitais da sociedade de maneiras ambíguas

A inteligência artificial está avançando em um ritmo vertiginoso, ultrapassando limites que até recentemente pareciam inimagináveis. De modelos de conversação, como o GPT-4, a aplicações revolucionárias em saúde, ciência, manufatura e muitos outros campos, a IA está emergindo como uma das forças transformadoras mais influentes do século XXI.

 

Paralelamente, a tendência indica que o uso maciço da inteligência artificial generativa (GenIA) está impactando as experiências digitais da sociedade de maneiras ambíguas. As pessoas valorizam a conveniência de muitas das ferramentas, mas, ao mesmo tempo, questionam cada vez mais o que veem e ouvem em um mundo em que muito do que as cerca pode ser falso, enganoso ou “editado por IA”.

 

Qual será o futuro dessa tecnologia? Seu alcance parece ilimitado, gerando dilemas de todos os tipos em seu rastro. Embora não haja um consenso absoluto sobre o que está por vir, os principais líderes em tecnologia estão fazendo suas apostas, prevendo cenários e analisando possibilidades para a IA que ainda são apenas teóricas. Eles também destacam o papel crucial que a ética, a regulamentação e a colaboração global desempenharão na formação de seu impacto.

 

Veja também 

 

Principal corrente do Atlântico tem ponto crítico de perturbação do clima da Terra

 

Aprenda como fazer histórias em quadrinhos com IA de forma simples e gratuita

A visão de Sam Altman, CEO da OpenAI (a empresa que criou o ChatGPT) para o futuro da IA é a de uma Inteligência Artificial Geral (AGI) capaz de realizar qualquer tarefa cognitiva que um ser humano possa fazer, mas com maior eficiência. Essa abordagem envolve ir além dos modelos atuais baseados em tarefas e avançar em direção a sistemas mais flexíveis e inteligentes que revolucionarão a maneira como vivemos e trabalhamos, porque eles seriam capazes de tomar decisões e concluir tarefas com menos envolvimento humano.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

De acordo com o CEO da OpenAI, Sam Altman, “à medida que a IA se tornar mais parecida com o ser humano, será mais difícil distinguir uma máquina de uma pessoa, o que borrará as linhas nas interações cotidianas”.

 

Fonte: O Globo

 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.