Dois modelos nus ficam na entrada principal da exposição Imponderabilia, da artista sérvia Marina Abramovi?
Uma exposição que entrou em cartaz no último sábado (23/9), na Royal Academy of Arts, em Londres, no Reino Unido, está causando polêmica ao forçar os visitantes a se espremerem entre dois modelos nus para terem acesso às obras.
A instalação incomum faz parte da exibição Imponderabilia, que celebra os 50 anos de carreira da artista performática sérvia Marina Abramovi?, por meio de esculturas, vídeos, instalações e performances.
Segundo a emissora estatal britânica BBC, visitantes que se sentirem incomodados em se esfregar nos corpos pelados dos modelos, podem usar uma entrada separada.
Veja também

Estudante de 14 anos esfaqueia cinco pessoas em escola na Espanha
EUA oferecem US$5 mi por informações sobre assassinato de candidato presidencial equatoriano
Além de dividir a opinião do público, a exposição também recebeu críticas variadas. O jornal The Guardian a chamou de “vital”, mas o periódico The Times disse que era “desagradável”.

De acordo com a chefe de exposições da Royal Academy of Arts, Andrea Tarsia, citada pela emissora, entrar passando pelos dois artistas nus força aqueles que possuem ingressos a um “confronto entre a nudez e o gênero, a sexualidade, o desejo”.
Essa performance incomum foi encenada pela primeira vez em 1977 por Abramovi? e seu então parceiro alemão, Ulay. Os dois ficaram juntos, pelados, em uma porta, obrigando os visitantes a passarem entre eles.

Fotos: Reprodução
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
“Você não precisa passar pelo portão dos nus. Existe um atalho, mas é trapaça”, comenta a crítica Laura Freeman, do The Times, citada pela BBC. “Eu me espremi, encolhendo a barriga, tentando não pisar nos dedos dos pés de ninguém ou roçar em nada.”
Fonte: Trendsbr