NOTÍCIAS
Manaus
Prefeitura de Manaus inaugura Conselho Tutelar Norte 2
Foto: Antônio Pereira e Phil Limma / Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), inaugurou nesta quinta-feira, 10/8, um novo Conselho Tutelar na Zona Norte da cidade, com o objetivo de fortalecer a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes dessa região. A iniciativa faz parte de um esforço conjunto entre a administração municipal e órgãos responsáveis pela garantia dos direitos infantojuvenis.


O vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, esteve presente na inauguração e destacou a relevância do papel do conselheiro tutelar.


“A gestão do prefeito David tem se traduzido em melhorias para a cidade de Manaus, e seguindo sua determinação estamos em busca de melhorar ainda mais a organização. Ser conselheiro tutelar, é uma responsabilidade extremada, são essas pessoas que têm a missão de defender o direito das crianças e dos adolescentes”, disse o vice-prefeito.

 

Veja também

 

Prefeitura finaliza construção de ponte de madeira no bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus

 

ADS promove edição especial da Feira de Produtos Regionais, em alusão ao Dia dos Pais

 



Durante pronunciamento, Rotta também relembrou a agenda de reuniões institucionais para a preparação do processo eleitoral dos novos membros dos Conselhos Tutelares de Manaus, que ocorrerá no dia 1º de outubro deste ano, para o quadriênio 2023/2027.


“Estamos reunindo todos os secretários municipais para nos ajudar nesta missão de eleição dos novos conselheiros tutelares. A meta determinada pelo prefeito David é que aconteça a eleição mais organizada e democrática para conselheiro, da história da cidade de Manaus. Para isso, estaremos movimentando mais de 4 mil servidores que estarão à disposição para atuarem como fiscais, presidentes de mesa etc.”, declarou Rotta.


A Zona Norte é uma das regiões mais populosas da cidade, com uma grande concentração de famílias e o novo conselho deverá fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes neste território. Com a nova unidade, Manaus passa a contar com dez Conselhos Tutelares distribuídos em todas as zonas da cidade e um total de 50 conselheiros tutelares.


Para o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a inauguração do novo Conselho Tutelar se trata da realização de um sonho. “Hoje, está se concretizando um sonho muito antigo da cidade de Manaus, que é a instalação do Conselho Tutelar Norte 2, um sonho que, graças ao prefeito David, torna-se realidade. Passamos a ter mais cinco conselheiros (nomeados) que vão continuar lutando em defesa e garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes. Estamos entregando a estrutura totalmente equipada para os conselheiros continuarem com seu papel fundamental em defesa do ECA”, disse o secretário.


O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, atuando na fiscalização e garantindo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ele desempenha um papel fundamental na proteção de menores de idade em situações de vulnerabilidade, abuso, exploração, negligência ou qualquer forma de violação de direitos.


Para o coordenador do Conselho Norte 2, Francisco Célio, a nova instalação vai melhorar o atendimento na região Norte, que antes contava com apenas uma unidade.


“É um marco importante para a cidade de Manaus, pois, anteriormente, só tínhamos um conselho na Zona Norte, o que gerava uma alta demanda. A inauguração deste conselho vem para desafogar, e, assim, conseguiremos atender da melhor forma as nossas crianças e adolescentes”, enfatizou o coordenador.

 

Fotos:Antônio Pereira e

Phil Limma / Semcom

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitterYoutube e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


Entre os bairros e comunidades atendidas pelo novo conselho estão: São João, Lagoa Azul, Total Ville, Parque Santa Etelvina, Santa Tereza, Jardim Fortaleza, Bom Jardim, conjunto Manauara 1, Jesus me Deu, Novo Israel, Colônia Santo Antônio, Viver Melhor 1 e 2, residencial Meu Orgulho 1 e 2, entre outros.
 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.