Marcelo Rebelo de Sousa tenta fazer piada e é pressionado a pedir desculpas. Chefe de Estado diz que comentário “não era sexista”
Marcelo Rebelo de Sousa era um popular comentarista de TV antes de ser presidente da República.
Mas um comentário sobre o decote de uma mulher atraiu doses de impopularidade em Portugal que surpreendeu até o chefe de Estado.
O presidente caminhava na sexta-feira (15) entre a comunidade portuguesa em Toronto, no Canadá, quando encontrou mãe e filha portuguesas, com quem teve o seguinte diálogo.
Veja também

'A decisão foi minha', diz Trump sobre contestar resultados das eleições de 2020
Lula oferece dois horários para reunião com Zelensky em Nova York
Marcelo Rebelo de Sousa, no cargo de Presidente da República, a comentar o decote de uma jovem. Desta forma, dirá o próprio, representa a República Portuguesa e garante o normal funcionamento das instituições. Isto é inadmissível. pic.twitter.com/HVjAOyYLG7
— Pedro Rei (@PedroReiB) September 15, 2023
— A filha é mais bonita do que a mãe (Presidente).
— E somos as duas Marias (Mãe).
— Mas a filha ainda apanha uma gripe. Já viu bem o decote? (Presidente)
A cena foi divulgada pela RTP, a TV pública de Portugal. E causou uma onda de críticas e reivindicações de pedido de desculpas, como o da deputada Isabel Moreira (Partido Socialista-PS):
“A noção explica-se. Estamos em 2023. Não se trata de uma mulher que não se conhece por tu fazendo uma “piada” sobre o seu peso. Não se faz uma “piada” sobre um decote . Quem ainda não percebeu isto e é PR, aprenda . E peça desculpas . O sexismo dá cabo de nós. Não tem piada”, publicou no X a socialista.
Inês de Sousa Real, deputada da sigla Pessoas-Animais-Natureza (PAN), alertou para o perigo de um comentário como este servir de endosso aos comportamentos inadequados.
— Não nos podemos esquecer que vivemos num mundo onde existe uma violência doméstica e um assédio bastante acentuados e onde, muitas das vezes, palavras proferidas sem malícia podem vir a legitimar comportamentos com outras intenções — disse ela ao “Público”.
Presidente do partido Livre, o deputado Rui Tavares disse não acreditar que Marcelo Rebelo tenha agido de má-fé, mas ressaltou que não teve uma postura adequada. O presidente demonstrou surpresa diante da repercussão ao explicar o que houve aos jornalistas que acompanham o presidente no Canadá.
— Nem sei o que hei de comentar (...) Disse a várias, mas pelo visto foi filmada apenas a jovem: cuidado, porque ainda se constipam, eu constipei (...).
Não era nenhum comentário sexista, não me ocorreu, quer para aquela jovem, quer para as velhinhas. Não era sexista de todo — respondeu Marcelo Rebelo.
Os protestos de políticos e da sociedade, nas redes sociais, acontecem em sequência porque este é o segundo episódio consecutivo que põe em evidência declarações de improviso feitas pelo presidente.
Dias antes, no Alentejo, como lembrou a deputada do PS, ele tentou fazer piada com o peso de uma mulher que se preparava para sentar em uma cadeira:
— A cadeira aguenta? (Presidente).
Em agosto, Rebelo disse que o beijo do presidente da Real Federação Espanhola, Luis Rubiales, na jogadora Jennifer Hermoso era questão menor diante da guerra na Ucrânia.
? | PORTUGAL: Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa acha que jovem está acima do peso, e no momento em que ela se vai sentar pergunta: “a cadeira aguenta?”
— tafixe (@tafixe) September 11, 2023
? Como se chama a isto na tua cidade? pic.twitter.com/Ly94JeR2jQ
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
O presidente esteve no Canadá até ontem. Está prevista uma reunião hoje em Nova York com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres. Marcelo Rebelo discursa na Assembleia Geral amanhã.
Fonte: O Globo