A Justiça de São Paulo decidiu que o procurador Demétrius Oliveira Macedo, 35 anos, deve ser internado provisoriamente em hospital psiquiátrico estadual.
Ele foi preso após espancar sua chefe em Registro, no interior, em junho de 2022.Um laudo médico concluiu que Demétrios tem esquizofrenia paranoide, uma das patologias mais graves da psiquiatria. Para os médicos, o procurador deveria ser considerado inimputável – ou seja, incapaz de responder pelo crime.
Na decisão, o juiz Raphael Ernane Neves, da 1ª Vara do Júri de Registro, avaliou que a “condição de saúde do acusado” estaria “comprovada”. Segundo o magistrado, o Ministério Público de São Paulo (MPSP) também concordou com a internação provisória.
Veja também

Cheias já afetam 40 mil pessoas no estado do Acre
Desde 2006 no STF, ministro Ricardo Lewandowski anuncia aposentadoria para o dia 11 de abril
“Comprovada a condição de saúde do acusado, bem como a necessidade de manutenção da cautela processual, tenho que é o caso de encaminhamento do requerido à internação, em unidade hospitalar de custódia estatal”, escreveu o juiz.
“CAPACIDADE DE ENTENDIMENTO PREJUDICADA”
Demétrius foi preso em 23 de junho de 2022, dias depois de espancar a procuradora-geral do município, Gabriela Samadello, dentro do prédio da prefeitura. A agressão foi filmada e ganhou repercussão à época.
Peritos do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc), do governo do estado, concluíram que o procurador não tem “capacidade de entendimento prejudicada e capacidade de determinação abolida à época do crime”.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegra
Os médicos também recomendaram que Demétrius passe por tratamento em regime de internação por, no mínimo, 3 anos.
Fonte: Metrópoles