A bancada da federação PSOL-Rede saiu em defesa da deputada Célia Xakriabá, que foi alvo de uma publicação de Jair Bolsonaro por uma fala sua durante a CPI mista dos Atos Golpistas. No post, o ex-presidente ironiza a parlamentar por dizer que “não tivemos oportunidade de instaurar uma CPMI do Golpe de 1500”, em alusão à chegada dos portugueses ao Brasil.
Em nota, a federação afirmou que "tem orgulho da atuação da deputada que reforça a importância da representação indígena no Parlamento, fazendo coro com a resistência em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas".
"Célia fez uma fala forte na CPMI do Golpe fazendo uma metáfora para denunciar o genocídio que sofrem os povos indígenas desde 1500. É ainda mais grave porque esse ataque do ex-presidente tenha sido feito um dia depois da votação do Marco Temporal no Senado", diz o texto.
Veja também

Gerente de banco morre após ser feita de refém dentro de agência em São Paulo
Bebê tem cabeça decepada durante o parto e Justiça condena município
Os partidos acrescentam que seguirá "em luta para que Bolsonaro responda pelos crimes que cometeu, e que não haja anistia contra os golpistas".
Mais cedo, a deputada também se manifestou em suas redes sociais. Célia chamou Bolsonaro de "chefe da quadrilha dos Cabrais do século 21". Disse ainda que "eles se mostram completamente alheios a história" e "como gostam das fake News, não entenderam ainda que a primeira delas foi o descobrimento do Brasil".
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram.
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
"A capacidade cognitiva dos que defendem o projeto programado de ecocídio desse país é nula. Se não conseguem entender a metáfora usada em minha fala na CPMI do golpe, nunca deveriam ter governado esse país. Por isso às tantas tragédias que nos deixaram", afirmou.
Fonte: O Globo