NOTÍCIAS
Internacional
Putin se reúne com aliado Lukashenko e diz que contra-ofensiva da Ucrânia falhou
Foto: Reprodução

Presidente bielorrusso afirmou manter mercenários do grupo Wagner no centro do país após rebelião fracassada contra forças russas

O presidente russo, Vladimir Putin, reuniu-se neste domingo com seu homólogo bielorrusso, Alexander Lukashenko, pela primeira vez desde que o aliado mediou o fim do motim dos mercenários do grupo Wagner na Rússia, há um mês. No encontro, em São Petersburgo, a dupla discutiu a "parceria e aliança estratégica" entre seus países, segundo o Kremlin. Horas antes do encontro, ataques russos atingiram Odessa, na Ucrânia, que já foi bombardeada várias vezes desde o início da invasão.

 

Em um vídeo publicado pelo serviço de imprensa de Lukashenko, os dois líderes podem ser vistos chegando ao Palácio Konstantinovsky para o encontro.


O presidente russo indicou que as negociações durarão "dois dias". "Mudei meus planos", disse Putin, segundo a agência TASS.

 

Veja também 

 

Incêndio na Grécia gera evacuação de emergência na Ilha de Rodes

 

Ataque com drone na Crimeia provoca evacuação e breve fechamento de ponte

Putin disse ao aliado bielorrusso que a atual contra-ofensiva ucraniana contra as forças de Moscou "falhou", de acordo com declarações divulgadas por agências de notícias russas.

 

— Não há contra-ofensiva — disse Lukashenko, segundo a agência TASS, antes de ser interrompido por Putin, que rebateu: — Há uma, mas falhou.

 

Putin afirmou que um dos objetivos do encontro foi discutir "a segurança da nossa região". Já Lukashenko afirmou que está mantendo os mercenários do grupo Wagner no centro da Bielorrússia.

 

Um grande comboio de veículos transportando tropas do Grupo chegou a um acampamento militar na Bielorrússia na manhã de segunda-feira, no que foi a maior — e mais pública — aparição do ajuntamento paramilitar desde a fracassada rebelião na Rússia no mês passado.

 

Vídeos compartilhados nas mídias sociais e analisados pelo The New York Times mostram um longo comboio de ônibus, caminhões de carga e carros com bandeiras russas e do Wagner enquanto viajava da Rússia por uma rodovia em direção a Asipovichy, que fica a cerca de 90 Km a sudeste da capital da Bielorrússia, Minsk. Imagens de satélite confirmaram que o comboio chegou ao acampamento, rapidamente erguido na última semana de junho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram


No fim de semana, o Times revelou um aumento de movimentação no acampamento, que parecia prenunciar a chegada de mais tropas. O acampamento foi montado após a revolta de curta duração do grupo Wagner em junho contra a liderança militar da Rússia. O que faltava, até segunda-feira, era a chegada de um grupo maior de pessoas e veículos. Imagens compartilhadas no Twitter por uma porta-voz do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mostram como estava a região do acampamento pouco dias atrás e agora. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.