NOTÍCIAS
Internacional
Quem é o rebelde sírio Abu Mohammed al-Jawlani?
Foto: Getty Images

Grupos rebeldes lançaram uma ofensiva contra o governo da Síria em 27 de novembro

Forças rebeldes na Síria entraram em Damasco neste fim de semana em meio a relatos de que o presidente Bashar al-Assad fugiu do país após 13 anos de guerra civil.

 

O primeiro-ministro Mohammed al-Jalali disse que está pronto para apoiar a continuidade da governança no país — com uma transição pacífica.

 

A tomada de Damasco acontece apenas 12 dias depois de o grupo militante islâmico Hayat Tahrir al-Sham (HTS) e facções aliadas lançarem uma grande ofensiva no noroeste.

 

Veja também

 

''Assad se foi'', diz Donald Trump sobre crise na Síria

 

Rebeldes derrubam regime de Bashar al-Assad na Síria

 

Os rebeldes já haviam capturado a segunda cidade de Aleppo e foram tomando controle do país em direção sul pela rodovia que leva até a capital, enquanto o exército sírio entrava em colapso.

 

O chefe do HTS, Abu Mohammed al-Jawlani, foi acusado no passado de cometer abusos de direitos humanos.

 

Nos últimos anos, ele tem tentado apresentar uma imagem mais moderada ao mundo, mas os EUA continuam oferecendo uma recompensa de US$ 10 milhões por sua captura.

 

Qual é a origem de al-Jawlani?

 

Abu Mohammed Al-Jawlani é um pseudônimo. Seu nome real e idade não são confirmados.

 

Al-Jawlani disse à emissora americana PBS que nasceu com o nome Ahmed al-Sharaa e que sua família síria veio da área de Golã. Ele disse que nasceu em Riade, capital da Arábia Saudita – onde seu pai trabalhava na época – e que cresceu em Damasco.

 

No entanto, também há relatos de que ele nasceu em Deir ez-Zor, no leste da Síria, e há rumores vagos de que ele estudou medicina antes de se tornar um militante islâmico.

 

De acordo com relatórios da ONU e da UE, ele nasceu em algum momento entre 1975 e 1979. A Interpol diz que ele nasceu em 1979. Uma notícia do antigo jornal libanês As-Safir diz que ele nasceu em 1981.

 

Como al-Jawlani se tornou líder do grupo?

 

Acredita-se que Al-Jawlani tenha se juntado ao grupo jihadista Al-Qaeda no Iraque após a invasão do país em 2003 por uma coalizão de forças liderada pelos EUA.

 

A coalizão rapidamente removeu o presidente Saddam Hussein e seu Partido Baath do poder, mas enfrentou resistência de diversos grupos militantes.

 

Em 2013, al-Jawlani cortou os laços da Frente Nusra com o EI e colocou seu grupo sob controle da Al-Qaeda.

 

No entanto, em 2016, ele anunciou em uma mensagem gravada que também havia rompido com a Al-Qaeda.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Em 2017, al-Jawlani disse que seus combatentes se uniram a outros grupos rebeldes na Síria para formar o Hayat Tahrir al-Sham (HTS). Al-Jawlani comanda o grupo inteiro.

 

Fonte: Correio Braziliense

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.