NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Santarém, no Pará, volta a registrar péssima qualidade do ar
Foto: Reprodução

De acordo com o aplicativo AirVisual, o interior paraense registrou 414 µg/m³, IQar considerado péssimo para a população

O município de Santarém, no Pará, voltou a registrar péssimos Índices de Qualidade do Ar (IQar) neste domingo, 24, em decorrência de uma forte fumaça que encobre a cidade. De acordo com o aplicativo AirVisual, o interior paraense registrou 414 µg/m³, IQar considerado péssimo para a população.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado à população para ser considerada boa é quando o IQar está entre 0 e 50. Na última quinta-feira, 21, a cidade paraense registrou a pior qualidade do ar do País, quando atingiu 307 microgramas de poluentes por metro cúbico, segundo dados da plataforma de monitoramento PurpleAir.

 

A líder indígena da etnia Munduruku, Alessandra Korap, usou as redes sociais para mostrar a situação da cidade. “Cheguei hoje, estava no Azerbaijão, falando sobre o clima e olha a situação aqui no Pará, em Santarém. É um lugar muito maravilhoso, com vários biomas, várias diversidades e de repente você não consegue olhar nem do outro lado. Infelizmente a fumaça está adoecendo o povo”, disse.

 

Veja também 

 

Gás natural que será exportado ao Brasil viola direitos indígenas na Argentina

 

Ambientalistas dizem que acordo da COP29 é insuficiente

 

Entre os dias 1º e 21 de novembro deste ano, o estado registrou 5.967 focos de calor, fazendo com que o Pará lidere o ranking de Estados com maiores índices de focos, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

 

REFLEXO

 

Municípios do baixo Amazonas estão sentindo o reflexo das queimadas no estado vizinho. Neste domingo, a Defesa Civil emitiu alertas para conscientizar a população amazonense sobre a qualidade do ar moderada em 15 municípios do Estado.

 

No município de Parintins, a 368 quilômetros de Manaus, o índice de qualidade do ar é considerada ruim com 52.4 µg/m³, de acordo com os dados de monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). O município de Barreirinha, também no baixo Amazonas, registra qualidade do ar péssima com 132 µg/m³.

 

Segundo a Defesa Civil, os incêndios florestais em áreas não protegidas também estão afetando a qualidade do ar nos municípios de Boa Vista do Ramos, registrando índice acima de 75 µg/m³. Nos municípios de Itacoatiara e Autazes, o IQar é considerado ruim, após registrar material particulado fino acima de 50µg/m³.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Já em Novo Airão, Manaus, Manacapuru, Manaquiri, Careiro, Borba, Anori, Manicoré, Lábrea e Apuí, a qualidade do ar é considerada moderada, quando os medidores registraram material particulado acima de 25 µg/m³. 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.