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Secretaria de Educação destaca avanços pedagógicos alcançados em 2024
Foto: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Os esforços vieram sob perspectivas estratégicas, profissionais, de infraestrutura e de projetos pioneiros

Com o indicativo dos avanços em índices educacionais no âmbito nacional anunciados em 2024, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar fomentou, este ano, um pacote de iniciativas pedagógicas possibilitadoras de mais progresso para o campo educacional.

 

Entre a contratação de professores, o aumento de vagas de ensino bilíngue, a realização em massa de provas diagnósticas, além de iniciativas que integram aluno, natureza, sustentabilidade e ensino e aprendizagem.

 

Em agosto deste ano, a rede estadual de educação alcançou a nota de 5,9 na métrica dos Anos Iniciais do Ideb 2023, 0,2 décimos acima dos 5,7 alcançado por todo o estado (nota composta pela média de escolas municipais e privadas). A meta estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) era de 5,4. Nos Anos Finais e Ensino Médio, o crescimento se manteve. Foi o primeiro resultado do Ideb após a pandemia de Covid-19.

 

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O avanço na métrica nacional não se dá por acaso. Entre a Avaliação de Aprendizagem do Amazonas (Avam) e o Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), a Secretaria de Educação realiza, periodicamente, um diagnóstico do nível de educação no estado. Em 2024, foram mais de 12 mil estudantes da rede estadual no Sadeam e outros 90 mil estudantes da Avam avaliados.
De acordo com a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), setor responsável pelas avaliações, Jane Bete Martins, com a grande amostragem, é possível confirmar estratégias adotadas e realizar correções pontuais durante o percurso.

 

Diretora do Deppe Jane Bete Martins

 

“Com os resultados das provas, a gente consegue analisar os descritores e observar nossos melhores resultados e também nossas fragilidades. Os dados se tornam debates, e por fim, novas estratégias de educação. É um processo orquestrado”, destacou a diretora.

 

NOVOS DOCENTES

 

Professor Willian Lima

 

O ano de 2024 também foi de inovação pedagógica com a inauguração da Escola da Floresta, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus). A unidade promove a integração e a educação, de maneira totalmente sustentável, de mais de 20 famílias que vivem da agricultura familiar. Com R$5 milhões de investimento, a unidade tem capacidade para 200 estudantes.

 

 

Fotos: Euzivaldo Queiroz e Eduardo Cavalcante / Secretaria

de Estado de Educação e Desporto Escolar

 

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Outra iniciativa que possibilita a reflexão sobre sustentabilidade é o projeto “Fazenda Escola”, que em 2024, chegou a mais de 11 mil alunos impactados em todo o estado. O projeto tem como objetivo oportunizar aos alunos da rede estadual a vivência em atividades do setor primário no ambiente rural. Com visitas guiadas, os estudantes passam a conhecer de perto animais, plantações, sistemas de energia sustentável e biodigestão, além de compartilharem experiências com amigos e professores durante as aulas ao ar livre.

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