NOTÍCIAS
Internacional
Secretário-geral da OEA pede que Tribunal de Haia prenda Maduro
Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Secretário-geral da OEA disse que chegou a hora de apresentar um mandado de prisão contra Nicolás Maduro no Tribunal de Haia

O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, disse que as ações de Nicolás Maduro na Venezuela deveriam levar à expedição de um mandado de prisão pelo Tribunal de Haia. Almagro falou durante uma discussão sobre as eleições venezuelanas nessa quarta-feira (31/7).

 

“Maduro prometeu um banho de sangue, e ficamos indignados com isso e ainda mais indignados agora que ele está fazendo isso”, disse Almagro, em discurso replicado em uma publicação no X, antigo Twitter.

 

Segundo o ex-chanceler do Uruguai, as ações de Maduro após o pleito de domingo foram premeditadas, de “impulso brutal” e “ferocidade”, e usaram “vantagem superior” na tentativa de se manter no poder. Há relatos de mais de 20 mortes e dezenas de prisões desde que a vitória de Maduro em uma eleição contestada foi proclamada.

 

Veja também

 

Chavismo pede respeito ao resultado das eleições e diz que oposição 'sempre fala de fraude'

 

Chefe político do Hamas foi morto por bomba escondida

 

“É hora de apresentar acusações e um mandado de prisão no Tribunal Penal Internacional contra os principais perpetradores, incluindo Maduro”, disse Almagro.

 

No mesmo dia, a OEA tentou aprovar uma resolução que aumentava a pressão contra o líder chavista, contudo, a proposta não recebeu votos suficientes. O Brasil, assim como a Colômbia, se absteve da votação.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Na terça-feira (30/7), a organização rejeitou a reeleição de Maduro, e afirmou que os resultados apresentados não mereciam “reconhecimento democrático” por falta de transparência.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.