NOTÍCIAS
Meio Ambiente
Sedecti busca estimular o crescimento econômico da pitaya no Brasil
Foto: Reprodução

Em reunião foram discutidas soluções para agregar mais produtores e trabalhar com o congelamento

Em reunião realizada nesta terça-feira (06/02), entre o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, e o maior produtor de pitaya do Brasil, o proprietário do Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, foram discutidas as soluções para o crescimento econômico da fruta exótica em todo Amazonas, como agregar mais produtores e trabalhar com o congelamento da fruta.


“A determinação do governador Wilson Lima é diversificarmos as nossas matrizes econômicas e aqui estamos diante do maior produtor de pitaya do Brasil, isso coloca o Amazonas também como maior produtor. Vamos continuar apoiando e incentivando a produção da fruta em todo o estado ao longo de 2024”, destaca Serafim Corrêa.


De acordo com o proprietário do Toca da Pitaya, Cleber Medeiros, a ideia é agregar mais produtores e congelar a pitaya para que, em 2025, o estado tenha pitaya congelada para ser distribuída tanto na capital quanto em outros estados do Brasil.


Veja também 

 

O que é o 'domo de calor', que provocou temperaturas extremas na Argentina e se aproxima do sul do Brasil

 

Fundo Amazônia capta R$ 726 milhões em 2023, maior valor desde 2009


“A Sedecti sempre esteve presente no fomento do plantio de pitaya em Manaus. Acredito que o secretário Serafim Corrêa, com o grande conhecimento que possui sobre as necessidades do povo amazonense, vai abraçar essa ideia junto com o governador Wilson Lima. Precisamos começar a produzir mais, pois Manaus tem bastante potencial”, afirma Medeiros.

 


MERCADO


O produtor do Amazonas, Cléber Medeiros, é consolidado como maior produtor do Brasil, conforme estudo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele contabiliza mais de 120 mil árvores de pitaya. Em média 15 toneladas semanais da fruta são produzidas no Toca de Pitaya.


“Hoje nós angariamos a produção de todos os produtores rurais, no âmbito da agricultura familiar, que estão inseridos nos projetos, por exemplo, de Rio Preto da Eva, Manacapuru e outros municípios. Nós captamos a pitaya, vendemos para o uso na merenda escolar e para os supermercados”, explica.

 

Foto: Bruno Leão/ Sedecti e arquivo Secom


SUSTENTABILIDADE


Segundo Cleber, a pitaya é reaproveitada desde a polpa aos galhos. Dos galhos, por exemplo, pode gerar alimento para animais, e dos seus talos mais tenros, pode-se cozinhar como um legume com alto valor proteico. “Sua flor, com muitas vitaminas, pode ser consumida como salada. Também da flor, as abelhas extraem o néctar e o pólen para produzir o mel.”
 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2026. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.