A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), por meio de sua Superintendência Federal de Agricultura (SFA) no Amazonas, reuniram, na tarde de quarta-feira (26/04), para traçar estratégias e identificar prioridades para elaboração do Plano Agricultura de Baixo Carbono - Plano ABC+ no estado.
No encontro ficou decidido que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) serão convidados a compor o núcleo que irá coordenar a construção do Plano ABC+ Amazonas.
Para estruturar o Plano ABC+ voltado ao Amazonas, sob coordenação da Sepror, o Núcleo realizará vídeo conferências com o MAPA e consultores, visando colher subsídios.
Veja também

SINE AMAZONAS DIVULGA 557 VAGAS DE EMPREGO EM DIVERSAS ÁREAS PARA ESTA SEXTA-FEIRA (28/04)
Prefeito David Almeida fiscaliza obras de creche e anuncia entrega para as próximas semanas
Além disso, estão sendo avaliadas estratégias de intercâmbio com outros estados que são referência no Plano ABC+.
SOBRE O PLANO ABC
O Plano ABC tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país.
O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura - Plano ABC é um dos planos setoriais elaborados de acordo com o artigo 3° do Decreto n° 7.390/2010 e tem por finalidade a organização e o planejamento das ações a serem realizadas para a adoção das tecnologias de produção sustentáveis, selecionadas com o objetivo de responder aos compromissos de redução de emissão de GEE no setor agropecuário assumidos pelo país.
PROGRAMAS
O Plano ABC é composto por sete programas, seis deles referentes às tecnologias de mitigação, e ainda um último programa com ações de adaptação às mudanças climáticas:
• Programa 1: Recuperação de Pastagens Degradadas;
• Programa 2: Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs);
• Programa 3: Sistema Plantio Direto (SPD);
• Programa 4: Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN);
• Programa 5: Florestas Plantadas;
• Programa 6: Tratamento de Dejetos Animais;
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
• Programa 7: Adaptação às Mudanças Climáticas.