O Falcon 9 decolou do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida. Tripulação deve atracar no laboratório em órbita no dia 20
O foguete da Falcon 9, da SpaceX, foi lançado hoje levando a primeira tripulação comercial totalmente europeia para a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), uma missão marcante para uma região que busca se recuperar após uma série de contratempos.
O foguete Falcon 9 da SpaceX, com sua cápsula Crew Dragon, decolou às 16h49, horário local, do Centro Espacial Kennedy da Nasa, na Flórida, com transmissão ao vivo gerenciada pela SpaceX e pela Axiom Space.
A tripulação deve atracar no laboratório de pesquisa em órbita, a cerca de 250 milhas (402 quilômetros) acima da Terra, por volta das 5h15, horário de Nova York (07h15 de Brasília), em 20 de janeiro.
Veja também

Essa IA poderá dizer qual café é o melhor
Futuro da inteligência artificial: impactos nos modelos de trabalho
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2023/o/8/btrJnJQzudrsRr7KA2Ag/52456747373-415c139186-k.jpg)
Foto: Reprodução
A missão Ax-3 é a terceira missão tripulada da Axiom em órbita baixa da Terra. A empresa com sede em Houston está focada no desenvolvimento de estações espaciais privadas.
Frank Rubio, de 47 anos, é filho de pais salvadorenhos e quebrou o recorde da missão mais longa em órbita já realizada por um norte-americano
O comandante do voo é Michael López-Alegría, que liderou a missão Ax-1 em 2022, a primeira da Axiom à ISS. O piloto Walter Villadei, da Força Aérea Italiana, e os especialistas em missões Marcus Wandt, da Suécia, e Alper Gezeravci, da Turquia, também participam da missão de duas semanas.
William Gerstenmaier, vice-presidente de construção e confiabilidade de voo da SpaceX, brincou com a tripulação após o lançamento: "Vocês estão demonstrando o máximo em reutilização: um comandante reutilizado, uma Dragon reutilizada e um Falcon reutilizado. Ou talvez experiência de voo seja uma palavra melhor. Aproveitem o espaço!"
O lançamento ocorre em um momento em que o setor espacial europeu tem tido dificuldades para decolar devido a atrasos. O foguete Ariane 6, que está quatro anos atrasado, deve decolar neste verão, enquanto o foguete Vega-C deve decolar no quarto trimestre, após uma falha na missão no final de 2022.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram
"Este ano será muito melhor", disse Josef Aschbacher, diretor geral da Agência Espacial Europeia, na semana passada, em uma coletiva de imprensa anual.
Fonte: O Globo